quinta-feira, 21 de agosto de 2008

“ABC PISCINA CLUBE E 29 DE JULHO: EXEMPLOS”

“ABC PISCINA CLUBE E 29 DE JULHO: EXEMPLOS”

Cesar Techio
Economista – Advogado
cesartechio@yahoo.com

Educação, postura na vida, honestidade e ética não são qualidades adquiridas em bancos de escola, em curso superior, de mestrado ou doutorado. Infelizmente, bandidos e cafajestes também freqüentam os bancos das faculdades, irradiando depois de formados, mau exemplo nas diversas áreas onde desenvolvem suas atividades. De regra, utilizam o instrumento do conhecimento, que na realidade é uma dádiva acumulada da sociedade ao longo dos séculos, e aproveitam para lograr o próximo e tirar o máximo de vantagem em detrimento da boa fé dos outros. Por culpa deles a sociedade sofre, na medida em que as instituições são contaminadas com seu agir pernicioso. As instituições públicas são as mais afetadas e a partir delas todas as outras, como a família ( pedra angular da sociedade ), as empresas, o sistema econômico e financeiro. Tirar vantagem a custa do coletivo, da comunidade, dos colegas, dos amigos, da família, dos instrumentos de poder e das instituições, fazem parte da ação básica destas pessoas que enlameiam a estrutura social.
Todavia, neste contexto, erguem-se pessoas e instituições sérias, vocacionadas para o bem, que não se corrompem. Verdadeiras ilhas de resistência moral e ética em meio a um mar de lama que envolve o país, dão o norte àqueles que desejam uma sociedade limpa e saudável. As igrejas em geral (católica, evangélicas, adventistas,etc ) através de seus líderes, padres, pastores e povo de fé, colaboram de forma extremamente positiva na construção de um mundo melhor.
No aniversário do município, o Clube 29 de Julho promoveu um jantar baile destinado exclusivamente aos seus sócios e a alguns convidados especiais, entre eles o prefeito municipal, os três candidatos a prefeito, o presidente da Câmara de Vereadores, um Magistrado e outras altas autoridades. Através de uma oração ecumênica, realizada por um padre católico e um pastor evangélico, associados do clube, que professam diversas fé, se irmanaram no propósito de prosseguir com seriedade, erigindo-se como um clube exemplar.
Para mudar o mundo, é necessário começar por si mesmo. Depois provocar mudanças na família, no ambiente de trabalho, nas escolas, nos Clubes, enfim nos meios de convivência mais próximos. Outro grande Clube que dá exemplo, cujo presidente Neri Menegatti é membro do Departamento de Controle Estatutário do Clube 29 de Julho, é a ABC Piscina Clube. Sua diretoria honesta e competente administra o clube com austeridade. Reformou com primor o salão social e agora amplia construções abrindo novo espaço cultural e de lazer fazendo da ABC, o maior e melhor clube da cidade.
Através de um conjunto de valores éticos, humanos e cristãos e com a Graça de Deus, o Grande Arquiteto do Universo, como se vê, em nossa sociedade ainda se encontram paradigmas que engrandecem e dão esperança de que o mundo possa ser menos agressivo e mais responsável e amoroso.