terça-feira, 1 de outubro de 2013

HERMÍNIO MAZOCCO: FIM DE UMA ÉPOCA DE OURO.

Cesar Techio
Economista – Advogado
        
      
         Em festa, rodeado por amigos, filhos, admiradores e por cantantes italianos, no alto de seus noventa anos Hermínio Mazocco se despediu de todos e deu por encerrada sua pródiga e belíssima participação na história de nosso município e região. Era daqueles homens de fibra, puro cerne de madeira de lei, das primeiras gerações dos descendentes de italianos que migraram da Itália para o sul do Brasil, como a maioria dos nossos pais. Vieram para essa região, cheios de entusiasmo, com vontade de trabalhar, constituir família, criar os filhos, fazer muitos amigos e, principalmente, determinados a criar o futuro. Hermínio ingressou no cenário concordiense em 1955, quando iniciou os trabalhos junto a antiga rodoviária, para logo depois, junto com Fioravante Fracasso, inaugurar o hotel e churrascaria, empreendimento pelo qual seu nome ficou registrado na história gastronômica dos costumes da região como o melhor churrasqueiro de Concórdia.

          Se bem me recordo, de tenra idade, sentado à mesa da churrascaria com meu pai, lá vinha o “Seu Mazocco” com aquela carne de primeira e, junto com ela, um papo amistoso, alguma informação, uma boa piada e aquela gargalhada. Na Associação dos Motoristas, já se aposentando, em dobradinha com seu amigo Domingos Fávero, era figura ímpar e indispensável para animar os fregueses a quem cativava com palavras de ânimo e muitas vezes conselhos, o que o elevava a pessoa muito admirada por todos. Como bom italiano, já em idade provecta, curtiu muito a vida, partilhando sua alegria de viver com todos que encontrava pelo caminho, em especial seus companheiros do Grupo de Veteranos de Concórdia. Jogo de quatrilho, bocha, cantoria e dança, faziam parte da vida de um menino quem só envelheceu por fora.

         A contribuição que Hermínio Masocco nos deixa, com sua história, foi a de fixar como modelo de vida, a beleza da simplicidade, a responsabilidade pelo trabalho, a sincera amizade e o amor por sua esposa e pelos seus nove filhos, Generice, Anelio, Antonio, Isabelita, Luiz Alberto, Americo, Jose Alberto, Jacir Herminio e Maria Regina, sementes de um modo de ser revelado pelo agir corajoso de seu pai frente as adversidades da vida, e de um tempo, no qual ele foi exemplo. Com a despedida de Hermínio Masocco, ficou a impressão, que pessoas como ele, como meu velho pai, entre outros tantos, marcaram uma época de ouro em Concórdia, sustentada por valores que jamais vão morrer.  Eles deram o tom e as cores que hoje movem nossos sentimentos, nossos passos, maneira de ser e de viver. A eles nossa gratidão e saudades.


Pensamento da semana: Embora seja curta a vida que nos é dada pela natureza, é eterna a memória de uma vida bem empregada. Cícero