quarta-feira, 5 de novembro de 2014

RUA COBERTA: URBANISMO POPULAR DO FUTURO.

Ver video.  https://www.youtube.com/watch?v=oTvrD-Q8C-



Cesar Techio
Advogado - Economista
          

         O futuro não é algo que se possa vislumbrar com facilidade. Somente grandes homens, visionários, têm a capacidade de ver adiante de seu tempo e projetar o amanhã. A vida às vezes surpreende quando estes artificies de ideias inovadoras assumem cargos públicos e comandam as transformações que precisamos. Esta capacidade não é algo como uma disciplina, que precise ser ensaiada ou praticada. Este “feeling”, visão empreendedora, tino, percepção, não é para todos. Por isso não é de estranhar que muitos, ao se depararem com a evolução das mudanças urbanas, não as percebam na sua grandeza e naquilo que elas têm de melhor.

         Aqui em Concórdia isso ocorreu com as alterações do trânsito em agosto de 2011. Cidade do interior com movimento de cidade grande era preciso modificar o sistema de tráfego. E foi aquela “gritaria”! Precisou de algum tempo, para perceber que as alterações simplesmente foram geniais e viabilizaram a trafegabilidade. Sem elas, o fluxo de veículos nas horas de maior movimento teria parado.  Neste mês, começa a segunda etapa destas mudanças, com mão única na Osvaldo Zandavalli, mais um trecho na Rua Dr. Maruri; implantação de ciclovia da BRF até o Parque de Exposições, ajustes no transporte coletivo incentivando o uso do transporte público, mudança do terminal urbano, entre outras necessárias modificações. Será que a “gritaria” vai se repetir?

           Com a Rua Coberta, um projeto que já constava nos planos da Administração Municipal desde 2009 (Programa Concórdia 30 anos), aprovada pela população e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, a gritaria da negatividade, dos que não conseguem entender os novos tempos, não é diferente.

         Trata-se de um projeto focado na humanização urbana, um espaço de lazer, interação familiar e social, que comportará a realização de eventos e comemorações sem perder a funcionalidade atual, ou seja, o fluxo de veículos continuará normalmente durante os dias úteis da semana. Acresce a isso as linhas estéticas de um futuro que chega a Concórdia, com um diferencial espetacular, fruto da capacidade visionária do vice-prefeito Neuri Santhier e do prefeito João Girardi.
                    
          Na realidade a proposta da Rua Coberta pretende mostrar uma estética urbana de valor social inestimável, vez que se trata de uma obra a ser intensamente socializada com a população, algo dificilmente alcançado pelo sistema capitalista.  Este “social” exige bons serviços públicos de qualidade, como educação, saúde, saneamento, abastecimento de água, sem dúvidas. Todavia, não exclui também o de alcançarmos (com todas as obras que estão sendo realizadas pelo governo Girardi) um novo sentido estético urbano popular que nos afaste do trivial e da mediocridade e que nos permita superar aquilo que só é dado aos ricos.


 Pensamento da semana: Quem tem talento, sempre incomoda. Globo News