quarta-feira, 14 de outubro de 2015

CONCÓRDIA, UM POVO QUE SABE TRABALHAR E SER FELIZ.








                      Cesar Techio  Economista – Advogado  cesartechio@gmail.com


                        É impressionante a maciça participação do povo em uma série de grandes eventos que estão mudando a forma de interagir e de se viver em Concórdia. Em agosto, sob o comando do superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Concórdia, Vilmar Bentz, tivemos a segunda meia maratona com caminhada de 5 Km, aberta à população e a novidade, o 1º Revezamento Misto, também de 21 Km. A sexta edição da Feira do Livro teve a visitação de milhares de alunos e pessoas em geral que participaram da programação que contou com palestras, oficinas, contação de histórias, lançamento de livros, presença de escritores e livrarias, intervenções artísticas e literárias, mostras, show e entrega do prêmio Leitor Assíduo. Com o slogan “Prevenir é prioridade”, a Secretaria Municipal de Saúde, tendo a frente Alessandro Vernise, apoiado pela Diretora de Saúde Maria Cristina Berta, promove uma série de ações através do programa “Concórdia Saudável” dando destaque para o Outubro Rosa e o Novembro Azul, voltados à prevenção do câncer de mama e ao câncer de próstata, cujos diagnósticos precoces elevam a chance de cura. O Circuito Outubro Rosa, ocorrido neste sábado, foi simplesmente perfeito, com a participação de diversas entidades e empresas de Concórdia, em especial da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Concórdia, que tanto nos orgulha pela sua efetiva ação em favor das mulheres portadoras de câncer. A Edição de 2015 do Criança Feliz da Rádio Aliança, que se constitui no maior evento social neste área no Estado de Santa Catarina foi um espetáculo a parte, com atrações artísticas e diversas atividades recreativas oferecidas através do Sesc Concórdia. Todos estes grandes eventos aconteceram, com sol ou chuva, sob a maravilhosa Rua Coberta, aquela que alguns pretendem demolir para que se possa ver melhor a Câmara de Vereadores...



                       Não restam dúvidas de que a Rua Coberta passou a ser uma das obras de maior utilidade para o povo e para as instituições de Concórdia. Muitos municípios da região “colaram” o olho nesta fantástica obra arquitetônica para fazerem o mesmo. Outras grandes obras da Administração Girardi/Santhier vão redesenhando nosso município, como por exemplo, o asfalto do acesso ao Loteamento Sintrial - Quintino que foi oficialmente entregue à comunidade neste sábado, 10 de outubro, depois de uma longa caminhada ladeira acima com as pessoas da comunidade, lideranças e autoridades, tendo a frente o prefeito João Girardi e o vice Neuri Santhier. O Bairro Sintrial, encravado naquela bela paisagem, fruto de uma grande luta do sindicato Sintrial que buscou livrar o trabalhador do aluguel com a facilitação para a aquisição da casa própria, com projetos de residências multifacetadas (cada morador escolhe o local, cor, material, etc), agora conta com maior facilidade de locomoção, com asfalto de primeira qualidade.



                  Por fim, dentro do âmbito de uma sociedade organizada e próspera, chama a atenção o grande papel do SICOOB Transcredi, mola propulsora de vários investimentos na região, através do cooperativismo de crédito. Tendo na presidência Ana Rauber Balsan, a cooperativa festeja neste dia 15 de outubro, o dia internacional do cooperativismo, relembrando valores importantíssimos como a ajuda mútua, o pensar no próximo e o de se preocupar com o bem-estar social e econômico das comunidades. Enfim, todos estes grandes eventos demonstram a alta responsabilidade em fazer as coisas acontecerem em Concórdia por parte do setor público, empresarial, de instituições e associações as mais diversas e de organizações como o Sesc, Senai, Sesi, Senac. Por aqui o nosso povo sabe trabalhar, ser responsável e feliz.


Pensamento da semana: "A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo." Forrest C. Shaklee