quarta-feira, 18 de novembro de 2015

JUVENTUDE DO VOLEI CONCORDIENSE: É CAMPEÃ!


Cesar Techio - Economista – Advogado
                                                                                         cesartechio@gmail.com

            Rubi Lunge, Ladi Massolini, Paulo Mori, Santo Frances, Jaci Techio, entre outros, formaram, no saudoso Clube Juventus, o primeiro e lendário time de vôlei de Concórdia, nas décadas de 1950/1960. Fotografias cedidas por Luiz Alberto Mazocco (Pafhy), que detém o maior acervo fotográfico e de informações da nossa história esportiva, comprovam que temos longa tradição neste esporte, capitaneado pela equipe acima nominada que foi campeã nos Jogos Abertos de Santa Catarina realizado em Joaçaba no ano de 1967 (fotos no blog  http://cesartechio.blogspot.com.br/).

            Graças a Associação dos Pais e Amigos do Vôlei (APAV), presidida por Marlene Maria Paludo e técnicos de ponta, como Paulo Biezus, Igor Bolognesi, Titi, Evandro Pontes e o atual técnico Fabiano Girotto, além do apoio da Fundação Municipal de Esportes e do Município de Concórdia, bem representados na grande final do campeonato pelo superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FMEC), Vilmar Bentz, e pelo prefeito João Girardi, nosso passado de esforços neste esporte foi honrado por uma nova geração de ouro.

            A equipe de vôlei juvenil da APAV de Concórdia (sub-16), se tornou campeã catarinense de 2015. Nomes como Ismael Paludo Goedert, David Luiz Durigon Pozzobon, Henderson Cleber, João Stahl, Cleison Caminski Testa, Wender Barros Cavalheiros, Paulo Carraro, Carlos Suzim Sehn, Rafael Henrique Bortolotti, Bruno Sinster Freitas, Elsio Luchetta Junior, Clesio Guedes Junior e o técnico Fabiano Girotto, foram escritos para sempre e honrosamente nos anais do vôlei concordiense e catarinense.

            Sustentou a vitória que tanto nos rejubilou no dia 15/11/2015, muito esforço, disciplina, educação, respeito e amor pelo esporte. Os nomes destes jovens, assim como de seu professor e técnico, colocam-se no mirante da história do voleibol em nosso município, primeiro, porque são exemplos de persistência para todos os demais jovens da nossa sociedade e, segundo, porque percorrendo o tempo à jusante, em linha diacrônica, souberam coroar a própria história do esporte e o bom nome dos esportistas que os precederam.

Pensamento da semana: Resgatar a história do vôlei masculino e feminino concordiense, eis um grande desafio para a APAV. Parabéns a todos.