quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

FILHOS: COMO RESGATÁ-LOS DA DESGRAÇA DOS VÍCIOS?

Cesar Techio
Economista – Advogado
techio@concordia.psi.br

Gosto dos jovens rebeldes, dos inquietos, dos que não aceitam a disciplina vetusta e a realidade circundante. Por conta dos jovens revolucionários, o mundo evoluiu em todos os campos do conhecimento humano. Se hoje possuímos chuveiro com água quente, é porque, em dado momento da história, alguém não aceitou mais tomar banho de água fria. Detesto jovem amorfo, bonzinho, sem gosto, sem iniciativa, que aceita tudo de forma passiva. Esse tipo, com a justificativa de respeito à tradição, se sente inibido para mudar as coisas. Em latim a palavra “tradição” significa a transmissão de práticas ou de valores de geração em geração. Em grego significa “entregar”. Enfim, a tradição é péssimo instrumento de transformação na medida em que amolda as futuras gerações a práticas e valores do passado, sem perspectivas de evolução. Partindo deste conceito, lanço um olhar para a nossa juventude, pelo menos para os jovens com quem convivo: A turma do “Cristo Terapia” do Centro de Restauração Renascer. Jovens vindos de realidades sociais distintas ingressaram na visão denominada G12, e romperam com a tradição, se tornando parte do braço social e de caridade de uma comunidade inovadora.

Através de um retiro denominado “Encontro com Deus” passaram por uma espécie de “desprogramação” e, simplesmente, conseguiram detonar com a marca dos costumes antigos que a tradição havia registrado em suas vidas. Com inteligência e fibra, esses jovens literalmente saíram dos trilhos: dos antigos hábitos, dos rótulos, das fantasias, dos vícios da preguiça, arrogância e das drogas. Passaram a ser muito mais do que simples expectadores do tempo. Completamente relaxados, sem conflitos, preencheram suas vidas com a vida de seus irmãos carentes. Esvaziados da tradição, do lixo interior, dos entulhos e das porcarias, passaram a desfrutar um novo frescor, uma nova limpidez, jamais experimentada. Intensamente amorosos se rebelaram contra a mesmice, o marasmo, os valores tradicionais de nossa sociedade. Transformaram-se em “novos” jovens: observadores, intuitivos, pacíficos, alegres, cheios de compaixão e de caridade. Por trás de tudo, um casal de pastores modelo: Jairo e Cleonice da Silva Gavin, na liderança do Centro de Restauração Renascer e de uma estrutura humana irrepreensível na qual advogados, empresários, comerciantes, comerciários, operários e famílias inteiras de nossa sociedade doam tempo e amor a um projeto que trabalha a consciência da juventude.

A atual “intelligentsia” na área de recuperação de drogados se assenta em sistemas pedagógicos e de reeducação fadados ao insucesso, na medida das reincidências, porque não preenchem o vazio e a falta de ideais de nossa juventude. Muitos acham que religião é coisa de fanáticos, que pastores só pensam em dinheiro. Mas o exemplo que temos em nossas igrejas em Concórdia mostra exatamente o contrário. A orientação religiosa se constitui no único caminho que consegue, com sucesso, substituir a velha vida por uma nova. O alicerce deste êxito é uma determinação sutil e silenciosa lastreada no amor de e por Jesus Cristo. É uma questão de escolha entre a vida e a morte. Pais e mães amargurados, afundados na persistência das loucuras de seus filhos, precisam ser mais audaciosos, corajosos e humildes. Eu proponho que dêem aos seus filhos uma chance indo com eles para o Encontro com Deus. Desafio a que abram as portas da consciência e larguem toda a vergonha de viverem e de mostrarem aos filhos uma verdadeira vida de fé. Que abandonem o medo de amar sem restrições; e que mudem. Mudem para mudar seus filhos. Pois, se os pais mudam, de verdade, tudo muda.

Pensamento da semana: “A minha visão é a de uma juventude criativa, recuperada e que sabe trabalhar a própria consciência de forma racional tendo como base o amor ao próximo”. Jairo da Silva Gavin.