quarta-feira, 8 de maio de 2013

ESTUDANTES E EMPRESÁRIOS: A BOLA É DE VOCES.



                     Cesar Techio - Economista – Advogado
        
            Alunos e professores universitários, líderes comunitários, políticos e empresários, cujos objetivos, formação e projetos de futuro gravitam em torno de uma perspectiva de bem estar, qualidade de vida e desenvolvimento sócio econômico, têm a obrigação de participarem às 19hs desta quinta feira, 09/05/2013, do 2º Congresso e 4ª Conferência Municipal da Cidade de Concórdia, no auditório do Centro de Eventos.  Buscar-se-á, além de uma abordagem reflexiva sobre o papel do município e das metas públicas propostas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, coordenado pelo combativo vice-prefeito Neuri Santhier, a melhor adequação e critérios de responsabilidade para a participação empresarial e popular no destino da cidade. Sem cores político partidárias é fundamental que todos contribuam com ideias e sugestões nos trabalhos que se desenvolverão durante a sexta feira, dia 10/05/2013, através dos seguintes eixos temáticos: 1° - Estratégia para fomentar o Desenvolvimento Econômico Sustentável do Município de Concórdia; 2° - Atitude cidadã no Planejamento Urbano; 3° - Mobilidade Urbana, Acessibilidade, Sustentabilidade ambiental e qualidade de vida (Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico Sustentável).

            Estas proposições devem ampliar significativamente o numero de pensadores políticos (nas pessoas de estudantes, professores, agentes públicos, intelectuais e líderes empresariais) que pretendam construir uma sistemática inteligente e coerente visando o desenvolvimento do município. De fato, é inócuo, improdutivo e abjeto lançar ideias de forma empíricas, sem quaisquer metodologias ou projetos de pesquisa que as sustentem.  Com todo o respeito, são despropositados certos queixumes raivosos e politiqueiros, eventualmente perceptíveis em alguns meios de comunicação e em hostes oposicionistas, desacompanhados de argumentos fundamentados em dados concretos e em critérios de pesquisa científica.

            Esforços pontuais em depreciar e esvaziar os significativos avanços das metas da ação política do atual governo João Girardi, um dos mais operosos da história de Concórdia, se tornaram ridículos e visivelmente pessoais, imoderados, exóticos e inoportunos. Quem nos os percebe? De forma que é necessário conhecer concretamente, participar e decidir os rumos desde já, a fim de que se evite os contornos da ignorância especulativa e do empirismo jornalístico. É preciso, dentro da proposta da Conferência e do Congresso, encontrar percepções mais produtivas do atual e globalizado ambiente socioeconômico e político vivenciado pelo município. Também se devem considerar questões a serem abordadas numa próxima etapa, como por exemplo: parcerias público privadas visando à captação de poupanças para investimentos comunitários; estudos de mercado de insumos e de consumo para novos agronegócios (os que mais agregam valor ao produto final), entre outros. Enfim, empresários, estudantes, professores, líderes comunitários, políticos engajados, intelectuais e pensadores, os que amam esta cidade, nesta quinta e sexta feira a bola é de vocês. Participem.

Pensamento da semana: Por que Attilio Francisco Xavier Fontana resolveu, no passado, investir justamente em Concórdia? A resposta a esta pergunta deve apontar caminhos para o futuro...