quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

RUMINAÇÃO





Só para esclarecer:  a anta brasileira, menos conhecida por “tapirus terrestres”, não rumina, é um ungulado com intestino típico de animais fermentadores, como o cavalo, por exemplo. Que interessante, não é?

Mas vocês, homo sapiens e mulheres sapiens, não podem ficar por aí mastigando sempre o mesmo pasto, ruminando por dias o mesmo pensamento, porque podem ter uma baita indigestão. É, meu amigo, todo excesso prejudica, ou seria, o quê abunda não prejudica? Sei lá! Só acho que tem coisa que enche a paciência do santo. É tanto lero-lero que até as intenções mais saudáveis nos incomodam. Aquele bater de tecla, sabe? A mesma tecla, indefinidamente. Pode parar porque ninguém suporta mais essa ladainha, seu doutor! Tudo certo se fizer referência ao caso umas duas ou três vezes, acho até bom para reforçar o entendimento, porque de repente não se entende muito bem o que falam, mas, convenhamos, encher os meus ouvidos todas as horas com esse papo de bom menino, queridinho da mamãe, dono da verdade, salvador... o pior é que agora não existe homem mais honesto que ele, menos honesto sim. Rapaz, se tivéssemos que nivelar o povo brasileiro a tal escalão de caráter... mas espera...está nivelado, sempre esteve, nos campos e nas avenidas (me refiro ao futebol e Sapucaí. Como diria o Paulão “não sei se tá me entendendo”).

 O vivente acha que seu mugido estrondoso ainda cola. Hoje não se ganha mais no grito, ô cidadão! Achei bonitinho as carinhas dos blogueiros assistindo à palestra no tal instituto. Pareciam extasiados. Acho que assustados, com medo, sei lá, só sei que estavam com um semblante passivo, meio condescendente. Mas afinal, me diga, quem foi que inventou essa reunião? Só a mídia televisiva deu uma pincelada na cena. E os blogueiros??? Até agora não li nenhuma manifestação de blogueiro algum sobre a pauta, a ordem do dia, nem se são, ou não, solidários ao canastrão. Bem, nem precisa dizer, não é? Mas o que estavam aprontando...?

 Então é assim, ô seu chato de galocha: Pára de me encher o sapato!!! Chega de se fazer de bonzinho, de querer ganhar no grito com covardes ameaças. Vem para o limpo, no meu nível de moral, sobe um pouco e me convida para um debate, eu e toda a parcela de bem deste nosso querido País. Vamos ver como vai ficar... você sabe, não é? Ah, vai palestrar na Venezuela esta semana? Está sem tempo? O jatinho daquela empresa filantrópica dá um jeito, você chega em breve... Cara dura! Cara chato...

Renato Maurício Basso​