quarta-feira, 18 de maio de 2011

Como tirar nota dez na escola e passar no vestibular

Cesar Techio - Economista – Advogado
cesartechio@gmail.com

“Não consigo me concentrar e por isso não entendo a matéria.” Esta é a queixa da maioria dos estudantes, em toda a fase escolar. Mas, é possível superar esta dificuldade com a adoção de algumas técnicas. Na realidade o problema não é “falta de concentração”, mas “falta de organização”. A primeira regra a observar é a de que “o tempo vale ouro”, portanto não podemos desperdiçá-lo. Dentro desta perspectiva, é imperioso seguir algumas regrinhas, que o resultado é garantido. Trata-se, na realidade, de uma “receita de bolo”. Basta seguir à risca para se sair bem na escola, obter boas notas, passar no vestibular e ingressar numa boa faculdade. A receita é a seguinte: Em sala de aula: 1º - Olhe (não desvie o olhar do professor); 2º - Ouça o que o professor está falando (não se ligue em conversinhas paralelas); 3º - Escreva num caderno a matéria que está sendo ministrada. Em casa, estabeleça o tempo mínimo de duas horas de estudo para alunos do 1º ao 5º ano; três horas para alunos do 6º ao 9º ano; quatro horas para alunos do 1º ao 2º ano do segundo grau e de cinco a seis horas para os alunos do 3º ano.

É muito? Acredite, é o mínimo do mínimo necessário. Não se inclui aí, as aulas de reforço e de revisão nos sábados e domingos. É preciso fixar o tempo de estudo em casa, pois todo mundo sabe que não existe bom colégio ou bons professores se o aluno não se esforça. O local de estudo em casa é muito importante. Se isole, de preferência no quarto e desligue todo o aparelho que possa desviar sua concentração, como som, computador e televisão. Só atenda o celular para membro da família. Se o ambiente não for bem iluminado, compre um projetor de luz, para não cansar com a leitura. A cada 30 ou 40 minutos pare por 5 minutos. Respire, tome bastante água, feche os olhos, faça algum exercício leve, fixe alguma paisagem verde ou alguma planta, pense em algo divertido e positivo. Intercale, no seu estudo, as disciplinas ministradas no dia: Matemática, português, física, geografia, língua estrangeira, química, etc. Ou seja, não estude matemática seguida de física ótica, física mecânica, cinemática ou na biologia, citologia, histologia humana, ecologia, etc.

Ainda em casa, leia na apostila o conteúdo da aula. Depois, leia as anotações do caderno. Faça um resumo, no caderno, de suas próprias anotações cruzando-as com o conteúdo da apostila. Na seqüência, comece os exercícios propostos na apostila e os propostos em sala de aula, a iniciar pelos mais fáceis, depois os de dificuldade mediana. Por fim, tente fazer os exercícios mais complicados, mas sem stress. Se não der, não perca tempo, deixe para fazê-los no reforço ou em sala de aula. Observe que esta sistemática deve ser repetida todo o dia. Se você pular um dia ou um final de semana, o conteúdo acumula e não será mais possível dar conta de tudo. Outra dica importante é se preparar bem para a prova. Associe conceitos e palavras compondo letras de músicas para cada matéria e memorize. Essa é a chave do segredo para uma excelente nota. A vantagem é que você jamais esquecerá a matéria. Veja no You Tube o exemplo do professor Feijão (Pró Master), e a música dos ângulos notáveis; as aulas de história do professor Sergião; as aulas do professor Gauchão do curso Positivo da Vicente Machado de Curitiba (entre outros) e aprenda a estudar fazendo a maior festa. Entre, desde cedo, no espírito preparatório para o vestibular. Alegre-se com a matéria, divirta-se com as aulas, curta os exercícios e seja um aluno de sucesso.