quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

NATAL: POR UM MUNDO MAIS JUSTO E SOLIDÁRIO.


Qual é a solução para a tristeza que nos invade a alma, para a amargura, desesperança, desencanto, decepção, sentimento de culpa, baixa autoestima e diminuição da alegria de viver? O primeiro passo é esquecer-se de si próprio. As coisas vão mal porque damos exagerada importância para nós mesmos e colocamos o nosso ego no centro de tudo. Vivemos mendigando reconhecimento e amor a pessoas que também vivem focadas na pobreza do próprio egoismo e que, portanto, não podem dar nada, pois também são mendigos. É uma velha corrente: mendigos buscando amor e reconhecimento entre mendigos. A Comenda do Legislativo Catarinense concedida à Associação dos Pais e Amigos dos Surdos – APAS, entregue pelo Deputado Neodi Saretta a presidente Irma Gross Casagrande, reconhecendo as relevantes ações da entidade, exemplo de espírito fraterno, criativo e empreendedor, se constituiu no “feeling” desta cronica de natal.

Como é salutar vislumbrarmos em meio a pobreza dos marqueteiros de si mesmos, dos desfiles de egos e da ausência de consciência da nossa insignificância como seres da criação, que ainda existem pessoas que marcam a sua passagem na terra pelo compromisso com a ajuda mútua, com a solidariedade e com a superação. Repletas de amor se doam de forma incondicional e sem esperar nada em troca. Transbordam de amor sem distinguir quem vai recebê-lo. Transferem compaixão e solidariedade em silêncio, porque estes sentimentos não precisam ser alardeados, eles se irradiam por si mesmos, de forma graciosa e generosa. Criar elos de fraternidade e solidariedade, participando de associações ou grupos de pessoas que buscam fazer o bem sem olhar a quem, é o segundo passo para sair das trevas do egoísmo ignorante e caminhar rumo à luz, a sabedoria e a felicidade.

Interessar-se por este assunto e associar-se permanentemente a estas iniciativas é o terceiro passo para sair da mendicância espiritual cuja raiz é o egoísmo. O amor não pertence a mendigos da avareza, mas a Imperadores da solidariedade. Pessoas como Irma Gross Casagrande mostram que é fácil tornar-se um imperador ou uma imperatriz da caridade: Basta encher-se de amor verdadeiro e dá-lo sem nenhuma condição. Amor verdadeiro somente pode existir através da prática da caridade, indicadora de elevação moral, cujo maior exemplo nos foi dado por Jesus, aniversariante deste natal. Ele nos questiona: “Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? E arremata: Se alguém te pedir para caminhar um quilômetro, vai com ele dois. Se alguém te pedir a camisa, dá-lhe também o paletó” (Mateus 5: 40/47).


Pensamento da semana: “Queria lançar um apelo a todos que possuem mais recursos; as autoridades públicas e a todas as pessoas de boa vontade comprometidas com a justiça social. Não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e mais solidário” Papa Francisco. Feliz Natal a todos.