quarta-feira, 13 de outubro de 2010

"ELEITOR TEM BOA MEMÓRIA E NÃO PERDOA"


Cesar Techio - Economista – Advogado
cesartechio@gmail.com

O povo do Estado de Santa Catarina é um exemplo para o Brasil: tem boa memória. E por conta disso impôs uma estrondosa derrota à candidata ao governo, Ideli Salvatti. Com apenas 21,90% dos votos dos eleitores, colheu o que plantou quando, com o seu partido, o PT, se aliou a José Sarney e a Renan Calheiros no Congresso Nacional. Em minha crônica “TAPA NA CARA”, de 26/08/2009, escrevi: “... o discurso de Sarney cedeu lugar ao que verdadeiramente interessa ao povo brasileiro: sua participação na fundação que leva seu nome, os negócios com crédito consignado de seu neto, a nomeação de servidores com relações próximas, os atos secretos, etc. Em meio a este turbilhão, o PSDB e o DEM, vencidos no caso das onze denúncias contra Sarney, abandonam e propõe a extinção do Conselho de Ética. Também pudera, três petistas, aplaudidíssimos por Renan Calheiros e Fernando Collor de Mello, votaram a favor do arquivamento das denúncias. São eles: João Pedro (AM), Delcídio Amaral (MS) e Ideli Salvatti (SC). A atitude do senador Eduardo Suplicy, após o pedido de desfiliação da senadora Marina Silva (PT-AC) e do senador Flávio Arns (PT-PR), demonstra claramente que o PT foi rachado para sempre. E não é para menos. Flávio Arns pretende que a Justiça diga que o PT foi infiel ao seu ideário político. Eduardo Suplicy e Pedro Simon (PMDB-RS), em meio a 81 senadores que compõem o Senado Federal, ergueram bandeira contra a vergonhosa bandalheira que se instalou no Congresso Nacional e tiveram a coragem e dignidade de baterem de frente contra os amigos de Sarney, incluindo o presidente Luis Inácio Lula da Silva. Para nós, catarinenses, o que mais impressionou foi o voto subserviente da Senadora Ideli Salvatti, um verdadeiro tapa na cara e na decência dos eleitores e uma amarga decepção e vergonha aos petistas de boa índole”.


Na semana seguinte, em 02/09/2009, com o título “LULA NÃO FARÁ SEU SUCESSOR”, ainda escrevi: “A par destas acusações, após o arquivamento das onze denúncias contra Jose Sarney com o apoio do PT (inclusive da senadora catarinense Ideli Salvatti), o Senador Flávio Arns (PT/PR) jogou “lama” no ventilador: “O PT jogou a ética no lixo e vai ter que achar outro caminho. Deu as costas ao povo, à sociedade e às bandeiras tão caras a tantas pessoas. Tenho vergonha de estar no PT”.

Conhecida a política de Brasília, envolvida a proteger esquemas internos de corrupção e externamente simpática a governos totalitários, distingue-se pela ausência de escrúpulos, quando apóia essa gente, e pelo repúdio a valores inalienáveis quando, através do Gabinete da Presidência da República, propõe à nação o Plano Nacional dos Direitos Humanos, o qual, de humano não tem nada. Enfim, o que menos conta em certos segmentos políticos são os ideais de liberdade e a lealdade aos princípios humanos, constitucionais e universais. Basta constatar o imbróglio político que, em Alagoas, levou Renan Calheiros para o seu terceiro mandato de senador da República. Passou a honestíssima e competente Heloísa Helena (dada como eleita, ficou em terceiro lugar). Em termos de alienação, bem melhor seria votar num Tiririca da vida, palhaço assumido mas de bom coração. Enfim, de alienado o povo catarinense não tem nada. Mesmo diante de um discurso antidemocrático e raivoso de Lula, ao atacar Luiz Henrique e propor extirpar o DEM da política brasileira, elegeu Raimundo Colombo (DEM), Paulo Bauer e o ex-governador Luiz Henrique ao senado Federal. Da mesma forma, quando Ideli Salvatti se aliou a Sarney e a Renan Calheiros, passou a vê-la como um deles. É que o povo daqui conhece a máxima: “Me diga com quem andas que te direis quem és”. E, de quebra, sabe dar o troco.

Pensamento da semana: "Quando for roubar dinheiro público,não se esqueça que na sua conta tem a honra de um homem envergonhado por ter que ver sua família passando fome"