quarta-feira, 28 de março de 2012

“PINHEIRINHO AMERICANO”



Cesar Techio - Economista – Advogado
cesartechio@gmail.com

Todo mundo sabe que o pinheirinho americano, cientificamente conhecido como Pinus Elliotti, causa graves impactos ambientais, sendo considerada uma espécie invasora. A espessura de serrapilheira ao seu redor traz danos à germinação de espécies em estágio inicial de desenvolvimento, principalmente de indivíduos jovens sendo que, no Brasil e na nossa região, o pinheirinho americano está registrado como invasor de ecossistemas abertos (Fonte: Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil, 13 a 17 de Setembro de 2009, São Lourenço – MG). Com baixa durabilidade e baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos, tais como, fungos emboloradores, manchadores e apodrecedores, cupins, brocas de madeira e perfuradores marinhos, o pinheiro americano é uma verdadeira degraça para a natureza.

Nas várias facetas da vida social encontramos uma realidade parecida com a do pinheirinho americano: um mundo de excessiva competitividade, que se reflete no individualismo, no egoísmo, na falta de humildade e no afã de êxito a todo custo. Mesmo que isso implique em pisar nos outros, em sufocar familiares, filhos, esposa, esposo, amigos, companheiros e as pessoas em geral. Um ambiente de castração, empáfia e prepotência é típico de personalidades centralizadoras a partir das quais se formam os ditadores e a tirania contra a família, o povo, as instituiões e a máquina pública. Uma simples anatomia sobre o pinheiro americano e o quanto ele se assemelha ao agir de tantos, no cotidiano, dia após dia, ano após ano, nos remete a análise das vitrines da sociedade, nas quais o abuso em busca do poder pelo poder, transparece de forma nem sempre muito clara.

A excelência no bem viver consigo e com os outros deve ser incentivo a que as pessoas se distingam por sua capacidade de trabalhar juntas, de serem sensíveis uma para com as outras, a estarem comprometidas no serviço aos outros, na ajuda mútua, no estímulo a que os mais jovens também tenham seu espaço. Como voce espera ser respeitado pelos jovens, se não os respeita? Esta perspectiva não prospera com atitudes egoístas, com emulação democrática fundada num passado de desencontros, de tristezas e insucessos. Muito menos na mostra de superioridade de qualidades pessoais, comparativamente com a dos outros. Mas, com a dinâmica da disponibilidade, da prestimosidade, da predisposição de ajudar as novas gerações e a garantir-lhes práticas de vida que levem à comunhão e à felicidade.

Nosso “ecossistema” social me deixa com a profunda sensação de que ninguém pode depender exclusivamente de si mesmo porque quase nada se pode fazer sozinho. Se é assim, olhe para o seu lado com amor, compaixão, com alegria interior. Encontre seu amor, sua amada, seu amado, seus amigos e dê a eles um grande abraço. Transmita amor, compreensão, solidaridade e permita que cresçam ao seu redor se realizando como pessoas independentes, de personalidade própria. Não mate o sonho dos que vivem ao seu redor. Faça, urgentemente, com que se sintam amados e respeitados. Jogue fora o pinheirinho americano que existe dentro de voce.

Pensamento da semana: "Projetar Brasília para os Políticos que vocês colocaram lá, foi como criar um lindo vaso de flores prá vocês usarem como pinico. Hoje eu vejo, tristemente, que Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião, mas sim de Camburão". Oscar Niemayer.