quinta-feira, 20 de agosto de 2015

MANIFESTAÇÃO DE RUA: FORA POLÍTICOS!!




Cesar Techio
Economista – Advogado
            As últimas manifestações de ruas no Brasil apresenta uma característica fundamental que a legitima. A de ser um movimento da sociedade civil com absoluta rejeição da presença de partidos políticos ou de lideranças políticas que queiram se aproveitar da mobilização civil e do espaço público para aparecer, fazer política ou tirar vantagem. A rejeição à corrupção no plano federal é fundamental e necessária, todavia, a tentativa local de misturar a vagabundagem criminosa do “petrolão” com a administração pública municipal de Concórdia, tirou o brilho de uma manifestação que todos sabiam, não pertencia, como de fato não pertence, a nenhum grupo político.

            Não resta dúvida de que numa democracia precisamos aceitar a disputa e a convivência de projetos políticos diferentes. Todavia, a infiltração de políticos sob o argumento de participarem como simples cidadãos, quando sintomaticamente se postaram entre vistosas faixas que desqualificavam antecipadamente adversários políticos, visando criar polêmica para as eleições do ano que vem, prejudicou o legítimo movimento da sociedade civil concordiense. Que vergonha! Não são ridículos, mas a eventual estratégia foi ridícula. Não são oportunistas, mas as faixas que provavelmente mandaram fazer e empunhar bem no início da passeata trouxe a falsa ideia de que é possível equiparar o governo municipal do prefeito João Girardi com a roubalheira da Petrobras, na qual, aliás, estão envolvidos sete partidos políticos, inclusive os dos que caminharam junto com o povo concordiense no dia 16/08/2015: os governistas PT, PMDB, PP e PTB e os oposicionistas PSDB, SDD e PSB.

            Ora, que se expludam os partidos políticos, que possam ser responsabilizados por atos de corrupção e que se possa até mesmo cancelar seus registros. Fora Lula, fora Dilma. Mas também fora políticos das manifestações de rua. E que a Lava Jato fulmine com penas pesadas todos os larápios envolvidos. Porque o Brasil é muito maior do que os partidos políticos. Assim como Concórdia também é maior do o PT, PMDB, PP, PTB, PSDB, PSB ou de qualquer outro partido político. INeodi Saretta e João Girardi, assim como o vice-prefeito Neuri Santhier, também sempre foram maiores do que o próprio partido, o PT. Estivessem em qualquer outra agremiação política, mesmo assim teriam o respeito e a credibilidade que souberam angariar com trabalho honesto, ético e competente ao longo destes anos, em favor do povo concordiense. É muito fácil empunhar cartazes para tentar enlamear a honradez de gente séria. O difícil é aprender lições úteis, como a que magistralmente proferiu o digno Secretário de Estado Fábio Ferri, do PMDB, um político que merece consideração pelo equilíbrio, maturidade e sadia liderança: “Divergir faz parte do processo democrático, mas acima de tudo precisamos nos respeitar e pensar em Concórdia”. Estas palavras foram proferidas por ele em frente ao Supermercado Zatt, no Bairro Santa Cruz, durante a solenidade em que João Girardi e seu vice Neuri Santhier, autorizaram o início das obras para duplicação da Rua Senador Attilio Fontana a ser realizada pela empresa Dallagnol Engenharia Ltda. É destas lideranças que precisamos.

Pensamento da semana: “A empresa do ex-presidente Lula faturou 27 milhões de reais, 10 deles de construtoras investigadas no petrolão.” Capa da Revista Veja circulando hoje na Banca Camargo