quarta-feira, 19 de junho de 2013

CANTEIRO DE OBRAS


                     Cesar Techio - Economista – Advogado
           
         Uma organização que envolve estudos técnicos e participação intensa das lideranças políticas, empresariais, sindicais, religiosas e forças vivas da sociedade, permitiu trazer a lume o primeiro vislumbre de como será o futuro do município de Concórdia, com o livro “Concórdia 2030”.  A partir deste primeiro passo visionário, aliado ao plano de governo apresentado nas eleições municipais de 2012 e ao que foi decidido na 4ª Conferência da Cidade e no 2º Congresso Municipal, o “Avança Concórdia”, lançado em 18/06/2013, prevê investimentos na ordem de 80 milhões de reais sob o comando do Município e visa dinamizar uma infraestrutura irradiadora e indutora de desenvolvimento que se estenderá ao setor privado, do qual se espera investimentos na ordem de mais de 100 milhões de reais.

          Por trás de todo este movimento desenvolvimentista e na liderança do gigantesco esforço para alçar o município a um padrão de primeiro mundo, pontifica o presidente da Comissão Central Organizadora da Expo Concórdia, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e vice-prefeito Neuri Santhier. A excelência de sua ação administrativa integra uma metodologia que franqueia a todos os setores da sociedade participar e decidir de forma conjunta e concreta quais devam ser os investimentos de maior impacto social. Projetos já em andamento e, outros a alçarem vôo no decorrer do mandato do prefeito João Girardi, contaram com o apoio da ACIC, CDL, UMANC, representante do deputado Moacir Sopelsa, representante do deputado Neodi Saretta, do Secretário Paulo Pastore representando o governador do Estado de Santa Catarina, do presidente da Câmara de Vereadores Dr. Rogério Pacheco, dos representantes das classes sindicais e dos representantes dos movimentos sociais.

         Dentro de um grande espírito de união em favor de Concórdia, as lideranças almejaram que os projetos apresentados no evento, sejam concretizados dentro dos cronogramas estabelecidos a curto, médio e longo prazo. Investimentos federal, estadual, municipal, de Bancos de Desenvolvimento e em parceria com a iniciativa privada darão suporte a esta nova etapa da nossa história. Concórdia vai virar um imenso canteiro de obras, como, por exemplo: nova rodoviária com dinheiro exclusivo da iniciativa privada sob regime de concessão; pavimentação de 110 ruas; asfaltamento do acesso ao Loteamento Sintrial e Distrito de Presidente Kennedy; duplicação da rua Attílio Fontana e revitalização da Tancredo Neves; contratação do projeto e abertura do contorno viário sul com traçado saindo do trevo de Presidente kennedy, via Loteamento Sintrial, Linha Guarani, Linha Vitória, Nova Brasília, Alto Suruvi, até a BR 153;  pavimentações da Linha Pinhal e Sede Brum; construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 24 horas por dia, sete dias por semana; novos Postos de Saúde, contratação de um batalhão de profissionais de saúde, a par de outros investimentos que vão revolucionar o sistema de saúde pública de Concórdia.

         Enfim, este imenso projeto busca tornar a nossa vida, enquanto cidadãos, digna de ser vivida e é revelador de um ambiente organizado, planejado no qual os atores somos todos nós. É de se almejar que a juventude, os trabalhadores rurais e urbanos, os intelectuais, os empresários, as donas de casa, as empregadas domésticas, as lideranças religiosas, enfim, a nossa sociedade, transcendendo os clichês negativistas, estéreis, político-partidários e ideológicos dos que sempre são contra, abracem em unidade, esperança e bom ânimo este formidável projeto de elevado valor público e social.

Pensamento da semana: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo." Forest C. Shaklee