quarta-feira, 12 de agosto de 2009

"GRIPE A: MEDIDAS PREVENTIVAS"

“GRIPE A: MEDIDAS PREVENTIVAS”
Cesar Techio - Economista – Advogado cesartechio@gmail.com

Escrevi duas crônicas sobre a Gripe A, com o título “Gripe suína: A doença se alastra” e “Gripe, prioridade dos postos de saúde”, ambas publicadas ainda no mês de julho de 2009 no blog http://cesartechio.blogspot.com/ e em jornais do pais. Os textos possuem fonte segura, sendo que as informações do último têm base no Protocolo do Ministério da Saúde, intitulado “Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza”. De forma que é lamentável a lentidão e despreocupação com que inertes autoridades se movem na adoção de medidas preventivas para evitar a proliferação da doença. Muitos profissionais da saúde, em muitas cidades do país, levaram a doença na gozação, atribuindo à pecha de alarmistas e de sede de lucro das empresas farmacêuticas as informações divulgadas sobre a catástrofe epidemiológica que assola o mundo. O mais triste, entretanto, foi a ausência de articulação conjunta e harmônica na busca da prevenção, em especial no que diz respeito a aglomerações humanas em colégios, igrejas, festas, bailes, zonas de meretrícios, setor de atendimento em supermercados, comércio e serviços públicos. Fiquei lívido ao ouvir uma autoridade de saúde dizer em rádio de São Paulo, que suspender as aulas até o fim da pandemia é prorrogar o problema, uma vez que a gripe veio para ficar. Fiquei estupefato ao ouvir, por um acaso noutra rádio do interior, um grupelho de patetas parlapatões, que costumam poluir a mídia com piadas de mau gosto quase sempre com conotação sexual e apologia a patifarias, dizerem que, quem usa máscara “é para aparecer” e que “a situação não é bem assim”. Ouvi, indignado, aqui e acolá, orientações contrárias às publicadas pela grande imprensa nacional, em especial de que não é para entrar em pânico porque a situação está sob controle.
Trata-se de um equívoco que não encontra eco nas orientações do Ministério da Saúde e de autoridades internacionais da área de infectologia que recomendam a utilização de máscaras em lugares fechados e que se evite o contato humano nestes locais, ou seja, em salas de aula, bailes, festas, igrejas, bodegas, casas dos amigos, entre outros locais. Duas situações singelas devem ser consideradas: 1º - A prevenção não é uma questão de fé, mas de responsabilidade social; 2º - A prevenção dará tempo ao governo para produzir vacinas e imunizar a população.
Medidas preventivas podem salvar vidas. Por isso não dê ouvidos a quem tenta amenizar a gravidade da situação. Não ria da preocupação do governo, das autoridades federais, da desgraça que mina a mãe terra, destrói a economia e mata seus semelhantes. Porque você pode ser o próximo e, se acontecer, não vai ser nada engraçado. Se você não se importa, seus familiares se importam por você e pelo futuro que sonhamos sem pestes, droga, alienação, contra-informação e infelicidade. Pesquise, informe-se e apreenda. Além de seguir a risca as orientações médicas, investigue remédios homeopáticos. Existem poderosos antivirais na natureza. Você já se perguntou sobre o que existe de comum entre o antiviral Tamiflu do laboratório Roche e o Anis Estrelado? A propósito, para que serve o Anis Estrelado? A Babosa, o Agrião, a casca da Soita, a Tanchagem, Malva, Guago, Hortelã, Espinheira santa, Alecrim, Camomila, Marcela, Alho, Cidreira, Erva de São João, Estrato de folha de oliva e Mel? Na internet e em livros sérios existem informações sobre efeitos de ervas medicinais que podem ajudar. Alimente-se bem. Seja responsável, e viva! Pensamento da semana: Toda a ambição é legítima, salvo as que se erguem sobre as misérias e as crendices da humanidade. Joseph Conrad (1857-1924).