quinta-feira, 2 de outubro de 2008

TENHA CONSCIÊNCIA: NÃO VENDA SEU VOTO

“ TENHA CONSCIÊNCIA: NÃO VENDA SEU VOTO”

Cesar Techio
Economista – Advogado
cesartechio@yahoo.com

Nem mesmo a derrota nas eleições, a evidência de seu equívoco, a prova contundente de seu erro, a inutilidade de sua estratégia, fará você se conformar com o fato de que, do jeito que você viveu e vive; com os amigos podres que tem; com os rancores que alimentam o seu ser; com as idéias mesquinhas que impulsionam o seu viver, não dá. Você devia saber que o mal que você deseja aos outros, o ódio que o faz fazer bobagens na porta das casas, as fofoquinhas idiotas e maledicências, tudo se volta contra você. E, em intensidade muito maior. É a lei da vida. É a lei da ação e reação. Não tem como ser diferente.

Conversando com um amigo, contestei alguns pontos da doutrina espírita, da lei da ação e reação. Disse a ele que a Misericórdia Divina, que o perdão, tudo cura e resolve. Quem está doente melhora. Quem faz o mal, não colherá o mal. E é nisso que acredito. Entretanto sem que você se converta de verdade e peça com humildade, perdão, como espera melhorar das doenças que lhe coroe o corpo, a alma, a família e o faz mentir?

Sem olhar para os seus semelhantes com amor, compaixão e solidariedade e, sem construir dentro de você uma fortaleza de compreensão, de respeito pelos que aparecem na sua vida, como você pensa em vencer? Reflita o que você fez durante o período eleitoral, sobre as mentiras assaz contundentes, as ofensas e acusações infundadas que preferiu. Você não percebe que, enquanto acusa seu adversário de pregar a moral de cuecas, quem está de camisola, é você mesmo? Quem você pensa que engana?

“Pelas suas obras os conhecereis”, afirmou Jesus, em memorável lição que ecoa até aos nossos dias e que, com certeza, ecoará em todo o Brasil, neste domingo, 05/10/08, dia de eleições municipais. O cidadão inteligente e consciente, na perspectiva do modelo eleitoral vigente, não entra mais em estelionato político: Come o churrasco, bebe a cerveja e vota contra quem a ofertou. Vota contra o candidato que oferece rancho, gasolina, dinheiro, oferece emprego e favores; que é mentiroso, abobado e oportunista. Vota - mesmo e pra - valer, em quem trabalha de verdade, em quem, com responsabilidade e com o dinheiro público constrói para a comunidade e estimula a participação popular nas decisões. Vota em quem dá exemplo de honestidade e amor pelo povo. O povo não acredita mais em candidato que promete vantagens pessoais, atrasado, corrupto. Um povo que se acostuma com um governo honesto, trabalhador e leal, elege a honestidade, o trabalho e a lealdade como parâmetros de decisão na hora do voto, celebrando, assim, a prevalência da moralidade sobre a enganação.

Por tudo isso, você, candidato do atraso, da fofoca, da compra de votos, das bodegas, do desrespeito: você perdeu e a democracia ganhou! Neste domingo, o povo brasileiro estará fazendo a maior festa. Será a festa da democracia e, acima de tudo, da preponderância da inteligência e da honestidade. Meus parabéns a todos os candidatos que durante a campanha incorporaram valores éticos e de justiça, respeitando a ordem normativa eleitoral e a dignidade do eleitor. Meus parabéns ao eleitor consciente!