quinta-feira, 1 de maio de 2014

SE VOCE LER ESTA CRONICA....

         Festa em Linha Aparecida 27/04/2014

Cesar Techio
Economista – Advogado

         Para recuperar o folego, a alegria de viver e a verdadeira felicidade, antes é preciso largar a arrogância, a indolência, o orgulho, a brabeza, o mau humor e a indiferença. É preciso acreditar na misericórdia do Criador e buscar uma relação construtiva, respeitosa e amorosa com os nossos semelhantes. Somente assim poderemos ganhar as alturas, conquistar uma nova plenitude, vitalidade e um renovado frescor à nossa existência. Escrevo estas linhas, após uma reunião, aqui no meu bairro, em que um vizinho me contou que espera toda a semana para ler estas mensagens, aqui disfarçadas de crônicas. Outro vizinho, para minha surpresa, me abraçou e disse que é assíduo leitor.

            Nossos encontros semanais, através deste espaço, permitiram e franquearam muitas amizades.  E, mesmo que não estejamos fisicamente lado a lado no instante da escrita e da leitura, interagimos através das palavras. E nos tornamos cúmplices das lágrimas, preocupações e sorrisos que vão sendo colocados entre as linhas. Muito do que é dito nestes textos, vai da interpretação, da perspectiva, da formação intelectual, da esperança e da forma como o leitor vê o mundo. Por isso, o resultado é construído a “quatro mãos”, já que é através da percepção de quem escreve e de quem lê, que se se estabelecem critérios de compreensão, valoração, aceitação ou até mesmo de repúdio sobre isso ou aquilo.

             A verdade é que, depois do abraço de meu vizinho, fiquei com vontade de me encontrar pessoalmente com meus leitores e de abraçar a cada um deles. Mas, que maior abraço pode existir do que o recebido através da abertura desta página, e o pousar suave do olhar de quem neste momento segura o jornal? Talvez por isso, comecei esta crônica pensando em Deus, para que hoje possamos compartilhar de um sentimento extraordinário que me faz pensar a vida, não em termos de lógica, mas de amor. Esse sentimento deve sustentar a nossa vontade de viver, de sermos felizes e de fazermos os outros felizes. Se a base do pensar for somente a lógica, o poder econômico, o dinheiro, o possuir bens, não existirá poesia, nem alegria, muito menos as alturas a que me refiro no início desta conversa. É preciso pensar certo, com amor e compaixão. Esta é a única forma de transcender e de superar as tristezas, dificuldades e decepções. E você pode começar a mudar a sua vida hoje. Após a leitura do pensamento da semana, abaixo, feche o jornal e abrace a primeira pessoa que encontrar e diga que a ama. Até a semana que vem.

Pensamento da semanaNão espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida. Platão.

ENCHENTE EM CONCÓRDIA 30/04/2014



Rio dos Queimados transborda e alaga parte do centro (Fotos)
Chuvas já passam de 150 milímetros no município de Concórdia. Transtornos são registrados em vários pontos da cidade e do interior.
Rádio Alinça



O rio dos Queimados invadiu parte da área central de Concórdia na noite desta quarta-feira. A chuva que cai de forma ininterrupta desde o final da noite da terça-feira fez com que o volume de chuvas ultrapassassem o esperado para um mês inteiro. O ponto crítico foi registrado na rua Doutor Maruri, do entroncamento com a Leonel Mosele até o encontro com a Getúlio Vargas. O rio transbordou e invadiu alguns estabelecimentos comerciais. Muitos empresários e trabalhadores estão no local vigilantes ao movimento do Queimados. Um dos locais mais críticos é na altura da Atalípio Magarinos, um dos primeiros pontos a serem algados. Outra rua, a Getúlio Vargas, não sofreu transbordamento do rio, mas a enxurrada que desce da parte alta acabou acumulando nas proximidades do restaurante Brazão.

Em função dos alagamentos, a Polícia Militar teve que interromper o trânsito, especialmente na Doutor Maruri, Rua do Comércio e Getúlio Vargas. Tal medida exigiu paciência dos motoristas. Os moradores da Rua Pietro Dalla Costa, que margeia o rio dos Queimados e faz entroncamento com a João Suzim Marini, também foi parcialmente algada.

O acesso entre os bairros Santa Rita e Sintrial também foi encoberto pelas águas do rio, fazendo com que não haja tráfego de veículos naquela localidade. Várias localidades do interior de Concórdia também registraram quedas de barreiras sobre as estradas e árvores sobre a pista. Pelo que chegou a reportagem da Rádio Aliança, várias propriedades também registraram prejuízos com deslizamentos de encostas que atingiram benfeitorias como verticais e aviários. Uma ponte na altura da Linha Saracura, próxima de Três Barras, também cedeu em função da força das águas.
Na área urbana, ainda foram registrados outros pontos de alagamento em função das fortes chuvas, que já passam de 150 milímetros.



 ENFIM, GRAÇAS A BARRAGEM DE CONTENÇÃO, QUE REGULOU O NÍVEL DA ÁGUA, CONSEGUIMOS, ATÉ O MOMENTO (23hs40min) QUE O EXCESSO DE CHUVA NÃO ARREBENTASSE A CIDADE. CONCLUO QUE A BARRAGEM FOI FUNDAMENTAL PARA NOS SALVAR DO PIOR. O Canal Extravasor continua a ser algo a ser repensado, uma vez que a bacia hidrográfica abaixo da barragem se constitui num fator agravante. De qualquer forma é preciso considerar que a ALTÍSSIMO PRECIPITAÇÃO, causou muitos estragos em TODO O OESTE DE SANTA CATARINA. É FENÔMENO DA NATUREZA, FORA DO CONTROLE HUMANO.