sexta-feira, 18 de setembro de 2015

ARLAN GIULIANI: MAIS UM BOM EXEMPLO PARA O BRASIL


Cesar Techio
Economista – Advogado
                                          cesartechio@gmail.com
           
              A representatividade no Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), considerado como um órgão de controle e gestão social cujo objetivo principal é a construção, priorização, adequação e aprimoramento das políticas públicas, têm a participação voluntária de lideranças oriundas de várias instituições e empresas, isto é, sem ônus para os cofres públicos. O resultado é visível, aqui em Concórdia: grandes projetos se tornaram realidade e o município virou um verdadeiro canteiro de obras.  Da mesma forma os delegados do Orçamento Participativo, representam os anseios das comunidades que vivem nos bairros, sem o pagamento de qualquer tostão furado. Já no que diz respeito aos vereadores, a história é outra. O Brasil é um dos poucos, entre os países do mundo, em que os edis são remunerados. Na maioria dos países exercem o mandato de forma voluntária, como um múnus público, um dever para com os demais membros da coletividade, sem qualquer custo para os cofres do município.

              Exceção para este modelo de voluntarismo é o justo pagamento de subsídios somente para vereadores que exercem o mandato em período integral, como é o caso, por exemplo, do vereador Arlan Giuliani. Assim, todos os vereadores que se dedicam à vereança em período integral devem receber subsídios compatíveis e integrais. Os demais, conforme o tempo de expediente, em valores módicos ou simbólicos. Trata-se de tema que deveria ser apresentado como projeto de lei à judiciosa apreciação e aprovação dos nossos vereadores, para vigência a partir de 2017, mesmo porque, a simples renuncia de proventos de forma individual me parece, salvo melhor juízo, uma prática fisiológica, sem poder para mudanças estruturais necessárias e urgentes no campo da representação política.

              A dedicação exclusiva e em tempo integral às atividades camaristas tem base em ideais centrados em interesses públicos. É uma opção idealista que caracteriza e disciplina um pensamento e uma ação política séria. Trata-se de um novo estilo de trabalho em favor do povo que se sustenta sobre uma ideia de respeito, de amor pelas pessoas e, principalmente, de disponibilidade. Com efeito, Arlan Giuliani pode ser permanentemente encontrado em suas atividades de representação popular na Câmara ou em contato com as pessoas e instituições, levando à aprovação de seus pares projetos de alta relevância social. Este notável exemplo é incomum, raro e digno de crédito como modelo que precisa ser implantado aqui em Concórdia e no resto do Brasil. Ao nos indagar sobre a representação legislativa que precisamos ter, é preciso pensar e mostrar ao país que em Concórdia temos um vereador de período integral, cujos ideais representam um salto qualitativo para uma representação plena, mais próxima dos anseios da população. Arlan Giuliani é exemplo para país, na medida em que nos mostra, de forma escancarada, para quem quiser ver e ouvir, como se vivencia novas e efetivas práticas de representação popular.



Pensamento da semana: Participem da 2ª MEIA MARATONA DE CONCÓRDIA – CAMINHADA 5 KM E 1º REVEZAMENTO MISTO a ser disputada nos naipes masculino e feminino e categoria especial destinada à pessoas portadoras de necessidades especiais no domingo,  20 DE SETEMBRO DE 2015, com início as 16hs na Rua Coberta – Praça Dogelo Goss. O convite é do Superintendente da FMEC, VILMAR ANTONIO BENTZ