quarta-feira, 28 de outubro de 2015

CLÁUDIO VICTOR ROGGE: O EXEMPLO QUE VEM DE PIRATUBA






Cesar Techio - Economista – Advogado
                                 cesartechio@gmail.com

  Cláudio Victor Rogge, advogado, professor de história e de contabilidade, secretário municipal em diversas administrações, tabelião aposentado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, ex-vereador por duas legislaturas, ex-diretor da Companhia Hidromineral de Piratuba, e atual Diretor da Empresa Jornalística Comunidade, possui um curriculum impecável, construído por intensas e incansáveis atividades e ações em favor da comunidade piratubense. Uma de suas maiores preocupações e objetivos sempre foi o de preservar a história e a cultura da terra onde nasceu, de modo que, fruto de uma longa e minuciosa pesquisa, coleta de documentos e informações privadas e públicas, foi extremamente minucioso e feliz na edição de uma bibliografia ímpar e talvez única no país. 

  “Piratuba Terra Boa”, volume I, dedicada a Piratuba e em homenagem póstuma a seus pais, Alfredo Guilherme Rogge e Ivone Schoreder Rogge, é prova de sua extrema acuidade e carinho com informações fidedignas das origens da localidade que surgiu pelas mãos da empresa Brazil Development Company, subsidiária da Brasil Railway, que construiu a estrada de ferro São Paulo – Rio Grande.  Jesuíno Antonio de Oliveira e Joaquim Pinto (vulgo Lageano) foram os primeiros moradores vindos do Rio Grande do Sul, seguidos logo depois por Manoel de Oliveira, isto pelos idos de 1908 e 1910.

  Impressionante fotografia de 1910, às fls. 17, inicia uma riquíssima exposição fotográfica, recheada de informações detalhadas, que elevam a obra de 369 páginas, a se constituir num criterioso estudo de fontes documentais que oferece um panorama amplo das realizações do povo piratubense. São reproduções de mapas, quadros, culturas, encontros e momentos inesquecíveis de associações e instituições. Tudo como prova indelével da coragem, inteligência e espírito de luta dos desbravadores que se estendeu até os dias de hoje. 

   Mas, Cláudio Victor Rogge, incansável e persistente, logo lançou outro livro, “Piratuba Terra Boa” Volume II, 427 páginas. Em seu prólogo, explica o objetivo, o de “reunir textos que representam uma época de grandes mudanças que Piratuba sofreu nos anos 60, com o surgimento de nova oportunidade de progresso” (...) quando uma equipe da Petrobrás iniciou seus trabalhos de prospecção de petróleo na bacia do vale do Rio do Peixe.  A própria população passou a acreditar no turismo e, em 1968, o município passou à categoria de Estância Hidromineral, com um poço do qual jorrava água com 200 libras de pressão “um jato fantástico de água que trazia um forte odor de enxofre”.

  O grande feito de Cláudio Victor Rogge, sem dúvida foi o de perceber que a história de Piratuba apresenta obras e acontecimentos que não podem ser dissociados de seus criadores e fautores, por refletirem o impacto que até hoje provocam, como geradores de desenvolvimento, de paz e de harmonia social. O terceiro volume da trilogia irá em breve ao prelo, dedicado à Estrada de Ferro, motivo da colonização da Vila Rio do Peixe, obra que coroará um dos maiores trabalhos de pesquisa da história de um município brasileiro, jamais realizado no país. Com ela o autor não pretende trazer mera nostalgia, mas à tona a consciência de todo o passado de Piratuba no presente. O pretérito, no entender do magnífico Dr. Claudio Victor Rogge, constitui valioso manancial em que devemos abeberar-nos. A obra de sua lavra ministra-nos grandes lições para a caminhada rumo ao porvir. É o exemplo e a lição que ele nos lega.

Pensamento da semana: Parabéns Claudio Victor Rogge, pelo seu aniversário, que comemoramos na data de hoje.



Bom dia

Muito obrigado pela homenagem, carregada de palavras generosas
Faz parte da minha rotina, esperar nas manhãs das 4ªs feiras e dos sábados, a chegada do entregador de O Jornal.

Herdei de meu avô paterno o hábito da leitura de jornais, quando na década de 40/50 recebia os dois grandes jornais editados em Porto Alegre: Correio do Povo, que ainda existe mas num formato muito menor e o Diário de Notícias, que se transformou no Zero Hora.

Então, a leitura de O Jornal, entre outros e as revistas semanais, faz parte do meu dia e dia e qual não foi minha surpresa em ver estampada na página 2, aquilo que escreveste ao meu respeito. Guardarei com o maior carinho

Muito obrigado por suas palavras
Um abraço cordial e amigo
 
Claudio Victor Rogge