segunda-feira, 30 de março de 2009

FORMATURA

“FORMATURA”
Cesar Techio
Economista – Advogado cesartechio@Yahoo.com.br
Alguns anos me separam das circunspectas e sóbrias formaturas de Direito da Unisinos sob atmosfera jesuíta, das atuais e resplandecentes formaturas higt tech, bem articuladas por empresas especializadas que trabalham com o que tem de melhor em impacto sonoro e visual, como por exemplo a Activa, que proporcionou um espetáculo inimaginável, no Centro de Eventos, por ocasião da Formatura da Turma de Direito Professora Elenara Pôrto e Silva Machado. Advogado de grandeza estelar, o Paraninfo da Turma, Professor Paulo Rogério de Souza Milléo, em sua oratória atrelou ao conhecimento do Direito a necessidade de vasto conhecimento multidisciplinar (medicina, contabilidade, administração, psicologia, arquitetura, engenharia, entre outras), sem descurar das exigências éticas que fazem do advogado paradigma e baluarte na defesa dos direitos constitucionais, dos direitos dos cidadãos e do patrimônio público e privado.
O patrono, Professor Marco Antonio Uliano, juntamente com os professores homenageados, Jandir Ademar Schmidt (Coordenador do Curso e motriz da turma), Emílio Gilmar Guerreiro, José de Oliveira, Dilso José da Silva e Rogério Garcia Mesquita, paramentados para a jubilosa noite, abrilhantaram de forma ímpar o coração dos novéis bacharéis, sendo eles fiéis fiadores de um futuro promissor e de sucesso. O amigo da Turma, Professor Clomir Ernesto Badalotti não escondia sua alegria e auguro sincero pelo êxito profissional aos amados alunos, de quem se despedia. O discurso do formando Mateus Teixeira, ao lembrar os entes amados que partiram e do quanto desejaríamos que conosco estivessem, foi coroado pelo manto da mais profunda gratidão, saudade e emoção por parte de todos os presentes. Enfim, a espetacular formatura chancelou o propósito de uma nova universidade que se orgulha de seu corpo docente e discente e que se compromete com a qualidade de ensino e eficiência de resultados.
Vencida as festas, o inevitável encontro com a realidade. A complexa e necessária prova da OAB e depois, o início do travo amargo da advocacia; o mar encapelado das dificuldades do dia a dia; a imprescindível destreza no manusear o conhecimento acadêmico; a mente atilada no embate jurídico; as vitórias; as derrotas. Se for verdade que o curso de Direito não garante êxito na profissão, não menos verdade é que o exercício da advocacia não se compraz com a frouxidão, preguiça no estudo que deve ser constante, moleza e medo na defesa de direitos, ausência de acuidade frente a traições, falta de ideal para manter a espinha ereta nos momentos mais difíceis, fraqueza no braço contra os poderosos de plantão.
O perfil do advogado não se compraz com meio termo e covardia no enfrentamento. Tem algo a ver o que escreve Martha Medeiros: “Sempre desprezei as coisas mornas, as coisas que não provocam ódio nem paixão, as coisas definidas como mais ou menos, um filme mais ou menos, um livro mais ou menos. Tudo perda de tempo. Viver tem que ser perturbador, é preciso que nossos anjos e demônios sejam despertados, e com eles sua raiva, seu orgulho, seu asco, sua adoração ou seu desprezo. O que não faz você mover um músculo, o que não faz você estremecer, suar, desatinar, não merece fazer parte da sua biografia.” (trecho de O Divã). Felicitações para Turma de Direito Professora Elenara Pôrto e Silva Machado; que seus membros sejam muito felizes e se realizem como grandes operadores do Direito. Pensamento da semana: "Apenas sentem-se agredidos aqueles que te invejam.” (ainda Martha Medeiros).