quinta-feira, 12 de setembro de 2013

PRESIDENTE BARACK OBAMA SOBRE O USO DE ARMAS QUÍMICAS NA SIRIA



Ao longo dos últimos dois anos, o que começou como uma série de protestos pacíficos contra o regime repressivo de Bashar al- Assad se transformou em uma brutal guerra civil na Síria. Mais de 100 mil pessoas foram mortas.

Nesse tempo, temos trabalhado com amigos e aliados para fornecer apoio humanitário para o povo sírio, para ajudar a oposição moderada na Síria, e para moldar um acordo político. Mas temos resistido aos apelos para uma ação militar, porque não podemos resolver de outra pessoa guerra civil por meio da força.

A situação mudou profundamente nas primeiras horas de 21 de agosto, quando mais de 1.000 sírios - incluindo centenas de crianças - foram mortas por armas químicas lançadas pelo governo Assad.

O que aconteceu com essas pessoas - para as crianças - não é apenas uma violação do direito internacional - é também um perigo para nossa segurança. Aqui está o porquê:

Se não agirmos, o regime de Assad não vai ver nenhuma razão para parar de usar armas químicas. Se não haver proibição contra essas armas mortais, outros tiranos e regimes autoritários não terão nenhum motivo para pensar duas vezes sobre a aquisição de gases venenosos e usá-los. Com o tempo, as nossas tropas poderiam enfrentar a perspectiva de guerra química no campo de batalha. Poderia ser mais fácil para as organizações terroristas para obter essas armas e usá-los para atacar civis. O derramamento de sangue pode ir além das fronteiras da Síria, essas armas podem ameaçar os nossos aliados na região.

Então, depois de cuidadosa deliberação, eu determinei que é do interesse de segurança nacional dos Estados Unidos responder a utilização do regime de Assad de armas químicas por meio de um ataque militar específico. O objetivo disso seria  impedir Assad de usar armas químicas , para degradar a capacidade de seu regime para usá-las e deixar claro que o mundo que não vai tolerar seu uso.

Apesar de eu possuir a autoridade para ordenar estes ataques, na ausência de uma ameaça direta à nossa segurança, encaminhei ao Congresso para apreciar a minha decisão de agir. A nossa democracia é mais forte quando o presidente age com o apoio do Congresso - e quando os americanos estão juntos como um só povo.

Nos últimos dias, a partir do começo do desenrolar deste debate, já se começou a ver sinais de que a ameaça crível de ação militar dos EUA pode produzir um avanço diplomático. O governo russo indicou uma vontade de se juntar com a comunidade internacional em pressionar Assad a desistir de suas armas químicas e o regime de Assad já admitiu que tem essas armas, e até mesmo disse que iria aderir à Convenção de Armas Químicas , que proíbe a usar.

É muito cedo para dizer se esta oferta será bem-sucedida, e qualquer acordo deve verificar se o regime Assad mantém os seus compromissos . Mas essa iniciativa tem o potencial para remover a ameaça de armas químicas, sem o uso da força .

É por isso que eu pedi aos líderes do Congresso a adiar a votação para autorizar o uso da força, enquanto nós prosseguirmos por este caminho diplomático. Estou enviando o secretário de Estado John Kerry para atender o seu homólogo russo na quinta-feira, e vou continuar minhas discussões com o presidente Putin. Ao mesmo tempo, vamos trabalhar com dois dos nossos aliados mais próximos - França e Reino Unido - a apresentar uma resolução no Conselho de Segurança da ONU exigindo Assad que desista de suas armas químicas , e finalmente as destrua sob o controle internacional.

Enquanto isso, eu pedi nossos militares para manter a sua postura atual de pressão sobre Assad , e estar em condições de responder se a diplomacia falhar. E hoje, dou graças novamente por nossos militares e suas famílias, por sua força e imensos sacrifícios.

À medida que continuamos este debate - , em Washington, e em todo o país - Preciso de sua ajuda para se certificar de que todos entendam os fatores em jogo .

Compartilhe esta mensagem com outras pessoas para que saibam da minha posição e para que se mantenham  atualizados sobre o assunto. 

IMAGENS SOBRE O O ATAQUE DE ARMAS QUÍMICAS:

http://www.senate.gov/isvp/?type=arch&comm=intel&filename=intel090613