terça-feira, 29 de novembro de 2011

AÇÃO DE GRAÇAS: ALUNOS DO OLAVO





Cesar Techio
Economista – Advogado
techio@concordia.psi.br

"A Escola Olavo participa do Dia de Ação de Graças! Valorizando: A vida, a solidariedade, a caridade, a humildade, o amor. Você é importante!" Em plena Rua Dr. Maruri, no dia 23, uma faixa imensa, com os dizeres acima, chamava a atenção dos motoristas e transeuntes, para o primeiro Dia de Ação de Graças a ser comemorado em Concórdia. No burbirinho do trânsito pesado, da vida corrida e cibernética, os alunos e alunas do Colégio Olavo Secco Rigon pararam o trânsito da cidade para entregar frases incrustradas em papel imantado. Recebi, no carro, a seguinte mensagem: "Através da reflexão conseguimos fazer de nós mesmos nossos próprios psicólogos" Renato Russo. Trânsito imobilizado por alguns momentos, leitura atenta, estes meninos e meninas, pararam também o coração de cada pessoa que se ateve àquele instante inusitado. Curioso, voltei lá. E, antes de perguntar qualquer coisa, recebi outra mensagem: "Não tentes ser bem sucedido, tente antes ser um homem de valor." Albert Einstein. Então, em câmara lenta, fui revendo a minha vida e os valores que ela teve para então, lívido, deixar o coração voltar a bater. Era preciso agradecer e parar para pensar.

Mas também era necessário saber mais. Os alunos, meninos e meninas do Colégio Olavo, deram a resposta mostrando o que é e como se vive um dia da ação de graças. Visitaram doentes no Hospital São Francisco, em especial as crianças internadas no setor infantil; buscaram se integrar com os jovens do CRAS para troca de idéias sobre a história do Dia de Ação de Graças, ao mesmo tempo em que procuraram entender como funciona o atendimento e as atividades daquela instituição; fizeram uma linda apresentação musical com violinos, refletindo com os membros da comunidade sobre a obra de Johann Sebastian Bach. Questionada, em plena rua, a professora de inglês, Odete A. M. da Silva Dannebrock, textualmente me disse o seguinte: "Pensamos na realização de algumas atividades, pois não faz sentido apenas agradecer pelas conquistas, precisamos desenvolver e resgatar valores como solidariedade, caridade, humildade, amor ao próximo, a vida. Há simplesmente tanta coisa que podemos fazer pelo próximo, que nos faz perceber que os nossos problemas são tão simples de resolver."

Dois dias depois, outro quadro: A poesia tomou vida com duas jovens do SESI. Em plena rua liam aos que passavam poesias, frases, loucuras do Paulo Leminski. No Café Central, sentado, ouvi uma declamar: "O destino quis que a gente se achasse, na mesma estrofe e na mesma classe, no mesmo verso e na mesma frase." Recebi o bilhetinho e sem falar nada fiquei olhando, intrigado, ela se afastar. Mas veio a outra e com ela nova declamação: "Nada se leva. A não ser a vida levada que a gente leva." Enfim, não se pode negar que na semana passada, o sentimento comum entre alunos do Olavo, poetisas do SESI e a comunidade, era o da partilha, de uma nova visão, de esperanças, aspirações, experiências e consciências por uma mundo melhor. Eles sabem, agora, da influência que podem ter sobre os outros, dos efeitos das palavras, atitudes e dos sorrisos que transformam vidas. A meta a que se propuseram, promove a justiça, trabalha pela paz e faz de cada um deles, meninos e meninas do Olavo e lindas poetisas do Sesi, um novo tipo de pessoa e de sociedade, na qual cada indivíduo tem a oportunidade de ser plenamente humano e de aceitar a responsabilidade de promover uma nova vontade de viver.

Pensamento da semana: "Os homens distinguem-se pelo que fazem, as mulheres pelo que levam os homens a fazer." Carlos Drummond de Andrade.