quarta-feira, 29 de maio de 2013

RAIMUNDO COLOMBO


              
 Cesar Techio - Economista – Advogado
        
            Se o governador Raimundo Colombo, dentro de seus compromissos e obrigações de estado, imagina que o repasse de 5,3 milhões para o Hospital São Francisco e de 15 milhões em convênios para investimentos em educação, saúde, saneamento e obras de infraestruturas para a região servirá para aproximá-lo ainda mais do povo catarinense, ele está certíssimo. Em palestra surpreendente e afinada com um projeto de governo voltado ao desenvolvimento, o governador iluminou a plateia lotada, na Casa da Cultura, com o exemplo de grandes empresários, como os de Werner Ricardo Voigt,  Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus cuja trajetória iniciou em 1961, quando os três fundaram a Eletromotores Jaraguá, mas tarde a Eletromotores WEG, feliz junção das iniciais dos três fundadores; Attilio Francisco Xavier Fontana, o fundador da Sadia, a maior produtora brasileira de alimentos semi-prontos e industrializados, entre outros grandes homens. Também mostrou em vídeo a vida de cidadãos comuns, suas lutas e heroísmos, afirmando que o nosso povo tem qualidade de caráter, é trabalhador e faz a diferença nas horas mais difíceis.

            O governador trouxe informações extremamente importantes, fazendo ver que do orçamento do estado, por contingências legais sobra apenas 5% para investimentos e que, dentro deste universo, obteve êxito em endurecer com prestadores de serviços e fornecedores para abaixar preços com grande economia aos cofres públicos. De coração aberto, não teve qualquer escrúpulo em prestar contas de forma clara e transparente, mostrando suas conquistas, dificuldades, decepções e alegrias. Afirmou que, independentemente de partido político é preciso pensar na sociedade e que, a melhor forma de fazer isso é através de parcerias com os municípios, abrindo o governo para que a população questione, acompanhe, fiscalize e participe. E provou como se faz, visitando João Girardi em seu próprio gabinete, ocasião em que, sensível ao pedido do prefeito e do deputado Neodi Saretta, dobrou o valor de repasse para a Expo Concórdia.

            Depois de dois anos de arrocho orçamentário, tempo em que enfrentou com coragem e determinação violentos ataques a ônibus promovidos por facções criminosas, greves de professores e outras limitações, o governador afirmou que é hora de “abrir tudo para que as pessoas percebam o governo que elas têm e ajudem a governar”. Enfim, incorporando conhecimento político com  linguagem acessível, a palestra do governador serviu para estabelecer e revelar coerência com um projeto de governo que tende a se firmar e estender com eventual reeleição em 2014. O novo asfalto e traçado entre Jaborá e Concórdia; o significativo apoio ao Hospital São Francisco e os investimentos para o sistema de água/esgoto da CASAN, podem de fato alavancar a ideia de sua recondução ao comando do governo. De qualquer forma, a construção intelectual de suas palestras possuem fontes em situações vivenciadas por ele, pelo seu governo e pelo povo a quem ele serve. Tivemos a feliz oportunidade de perscrutá-las sob as perspectivas de um governador que se mostra responsável, dinâmico, inteligente, humano e idealista.

Pensamento da semana: “Não são os grandes homens que transformam o mundo, mas sim os fracos e pequenos nas mãos de um grande Deus.” Evangélicos.