quinta-feira, 24 de setembro de 2015

CONSULTORIA INTERNACIONAL CONFIRMA: CONCÓRDIA ESTÁ NO CAMINHO CERTO.


Cesar Techio
Economista – Advogado

 
         Estudos extraídos de conclusões do Congresso Internacional das Cidades Inovadoras ocorrido em 2009 em Curitiba, já apontava estimativas para uma tendência de crescimento de cidades de pequeno e médio porte, como Concórdia, o que despertou na equipe de governo municipal da época, capitaneada pelo vice prefeito Neuri Santhier, a necessidade de implantar um planejamento de longo prazo para o Município de Concórdia. Nasceu aí o projeto “Concórdia 2030” através do qual se buscou colocar o município neste cenário com o compromisso dos gestores públicos de consolidarem uma ação inovadora através de projetos de desenvolvimento econômico e social com qualidade de vida.  Todos os investimentos em infraestrutura, saúde, educação, lazer, geração de renda e emprego, passaram a se centrar nesta visão de governo responsável colocada em prática por Neuri Santhier, cujo mérito reside, justamente na coragem e disposição de penar e trabalhar visando resultados a médio e longo prazo.

            Normalmente gestores públicos buscam realizar serviços e obras de curto prazo, pensando nas eleições. Neuri Santhier e o prefeito João Girardi, ao contrário, buscaram agir de forma republicana, através de um planejamento de longo prazo, no qual o objetivo maior seria a excelência da gestão pública e a efetividade de resultados em favor da população. A capacidade de investimento do Município de Concórdia, acima da maioria das cidades brasileiras, inclusive de países de primeiro mundo, aliada a prudência nos gastos e o respeito ao erário conjugado com o equilíbrio  nas contas publicas, permitiu que o município pague em dia os salários dos servidores, os fornecedores e ainda emita ordens de serviço para a realização de grandes investimentos de infraestrutura.    Este quadro de sucesso, é muito diferente do de outros municípios e Estados que mergulham em dolorosa inadimplência, fruto não só da crise que se abate sobre o Brasil, mas da incúria e incapacidade de políticos que durante as campanhas eleitorais prometem a eleitores ingênuos, “mundos e fundos” e depois, quando assumem o poder mostram o quanto são toscos e incapazes. O setor público, quando é sério e competente, quando tem a frente liderança honesta, operosa, passa a ser indutor de investimentos no setor privado, cujos empresários sentem confiança nos administradores.

            Dentro deste contexto, não foi surpresa a conclusão a que chegou a consultoria internacional McKinsey ao analisar previsões do crescimento dos gastos dos consumidores em 58 categorias de bens de consumo em mais de 5,5 mil cidades brasileiras, sobre o alto potencial de crescimento de Concórdia, apontada como um município gerador de oportunidade para a indústria de bens de consumo. O nosso município, através das políticas publicas adotadas pela atual administração acabou sendo um grande indutor de investimentos do setor privado, o qual sente confiança nos administradores e na forma local de governar. Consequentemente, os objetivos previstos no planejamento “Concórdia 2030”, de aumento da qualidade de vida da população, vai se concretizando a passos largos. Esses méritos ninguém pode tirar do nosso prefeito João Girardi, muito menos de seu vice, Neuri Santhier, este que preside desde 2009 todos os trabalhos de planejamento que nos conduzem com segurança ao futuro.

Pensamento da semana: “Vamos fazer assim, eu te dou um gato e em vez de cuidar da minha vida você cuida das sete vidas do gato.” Anonimo