quinta-feira, 9 de julho de 2015

Neuri Santhier e Expo Agro 2015: Aguenta coração!

Cesar Techio
Economista – Advogado
Presidente por quase oito anos de comissões organizadoras de diversas feiras multisetoriais de alto impacto na projeção do nome de Concórdia no cenário nacional, entre elas a Expo concórdia, envolvendo a Festa Nacional do Leitão Assado, a Mostra da Agricultura Familiar e setores da indústria, comércio e serviços, o vice-prefeito Neuri Santhier volta a comandar mais um evento que certamente repercutirá na vida econômica e social de Concórdia. A “Expo Agro 2015” projetará o nome do nosso município através de leilões de animais em cadeia nacional de televisão e por meio da Festa Nacional do Leitão Assado, iniciativas que demonstram respeito a excelência das atividades agropecuárias desenvolvidas na região do Alto Uruguai Catarinense. Homem sóbrio, quase introspectivo, de excepcional inteligência e de ação discreta, mas não menos pragmática, Neuri Santhier vem nas duas gestões administrativas do prefeito João Girardi, sendo seu maior companheiro, leal amigo e carta na manga em situações que exigem sucesso e resultados positivos. Suporte intelectual e executivo da Administração em projetos que fizeram de Concórdia um dos lugares de melhor qualidade de vida do Brasil, com altíssimo índice de desenvolvimento humano e social,  Neuri Santhier criou condições para que lideranças empresariais e comunitárias contribuíssem para planejar o crescimento e o desenvolvimento do Município com novas ideias.

Por impulso de suas iniciativas e consequente aprovação de João Girardi, projetos absolutamente impecáveis, como “Concórdia 2030” e “Avança Concórdia” criaram consistência através de inúmeras obras. Entre elas, a pavimentação de vasto número de ruas, a construção da UPA 24 horas, a pavimentação do acesso ao distrito de Presidente Kennedy, a edificação do Centro Cultural, o CMEI do Bairro Imigrantes, a Rua Coberta, o Novo Parque de Exposições, a Barragem de Contenção, entre outras. Atrasadas, devido a crise econômica que destroça o país, as duplicações das ruas Senador Attilio Fontana e Tancredo Neves vêm preocupando o Vice-Prefeito. Contudo, este entrave à dinâmica do desenvolvimento urbano experimenta novas alternativas que devem ser consideradas adequadas, senão geniais. Com o objetivo de “aliviar” a densidade demográfica do anel central da cidade, Neuri Santhier teve a satisfação de ver o Conselho de Desenvolvimento Municipal, que ele preside, aprovar sua proposta para criar “eixos de expansão urbana”, com  planejamento de crescimento industrial e urbano rumo aos principais Distritos de Concórdia.

Em ritmo acelerado na coordenação da Expo Agro 2015, foi visível sua emoção quando o prefeito João Girardi lhe informou sobre os resultados da viagem a Brasília; da apresentação do novo projeto da Secretaria Nacional de Aviação Civil para a modernização do Aeroporto Municipal; do repasse de R$ 3 milhões para investimento em novas obras de pavimentações e da decisão do Comitê Organizador das Olimpíadas, para que a Tocha Olímpica passe por Concórdia, fazendo com que o olhar da nação se volte para esse belíssimo município. Aguenta coração.

Pensamento da semana: Olho vivo meu povo: O CDL, ACIC e Sindicon têm toda a razão quando alertam sobre as restrições legais que devem ter as Feiras Itinerantes. É preciso valorizar e manter o comércio local, preservar o desenvolvimento econômico da cidade, colher impostos, manter os empregos e cuidar de quem investe aqui.

“Descolando” de Lula e Dilma.

 


Cesar Techio
Economista – Advogado

                                    
           
Lula acha que Concórdia está desconectada do mundo, que por se tratar de um município incrustado em meio a uma região topográfica acidentada, no oeste catarinense, por aqui ninguém vê televisão, não ouve rádio e não lê jornais e revistas. Com a clara pretensão de se afastar da investigação da Operação Lava Jato que se aproxima dele, atacou sem qualquer escrúpulo seu próprio partido: “O PT perdeu um pouco do sonho da utopia. A gente só pensa em cargo, em ser eleito, ninguém trabalha de graça mais. Estamos querendo salvar nossa pele e nossos cargos ou criar um novo projeto?”. E, publicamente vem criticando a política econômica da presidente que ele mesmo colocou no poder. Em meio o furacão que começou com o mensalão e arrasta lideranças políticas e empresariais para o centro do petrolão, Lula pretende descolar sua imagem do próprio PT e do governo, de olho nas eleições presidenciais de 2018. Também não é pra menos. Conforme o Instituto Datafolha, em pesquisa divulgada na Folha de São Paulo de 23/06/2015, o PT possui somente 11% da preferência do eleitorado. Pesquisa anterior, do dia 20, mostra a desaprovação da população com o próprio governo da presidente Dilma Rousseff: Ótimo/bom: 10%, - Regular: 24%, - Ruim/péssimo: 65%, - Não sabe: 1%. É claro que isto tem a ver, não só com o desastre da política econômica, mas com as investigações e processos que jogaram atrás das grades dirigentes de partidos, empreiteiros e que se aproxima perigosamente da maior estrela do PT.

Mas, como aqui no interior desta cidadela de Concórdia também se lê jornais, se assiste televisão e se ouve rádio, a conclusão sobre a fala de Lula é de que ele só pode estar falando sobre si mesmo e de seus amigos mais próximos, dada a sua direta responsabilidade pelo comando do país nos últimos anos. Se a estratégia de Lula para descolar do PT parece escancaradamente uma piada, para petistas éticos, corretos e honestos, pode dar certo.

É o caso de Concórdia, município também governado pelo PT. Depois de 16 anos de administração petista, apoiada por partidos coligados, João Girardi e Neodi Santhier deixarão os cargos no início de 2017, admirados e respeitados pelos concordienses. A política transparente, sustentada por uma gestão competente e de visão de futuro, faz com que, ao contrário do que pretende Lula a nível nacional, o PT de Concórdia naturalmente se “descole” da figura do ex-presidente e de Dilma Rousseff. É que, por aqui, com a devida vênia, não me parece que nenhum petista queira “salvar a pele” ou tenha perdido o sonho, o sono ou ainda a tranquilidade de consciência. O PT de Concórdia, é preciso convir, tem diferenças abismais do PT de Lula e está muito longe dos “rolos” do tesoureiro João Vaccari Netto, vulgo “mochila” ou “mochilinha” para os mais íntimos.

 E não me surpreenderia se, a exemplo da senadora Marta Suplicy, lideranças políticas da região apresentassem desfiliação à legenda. Só para lembrar, outros partidos também se encontram envolvidos em denuncias de corrupção, tanto é, que a lista do petrolão reúne a cúpula do Congresso Nacional e mais 5 partidos (PMDB, PP, PT, PTB, PSDB). Para piorar, um dos maiores empreiteiros do país e amigo de Lula, Ricardo Pessoa, delatou a entrega de dinheiro desviado da Petrobras para turbinar a eleição de várias figuras da República.  A lista com os nomes desta gente tá na Veja, edição 2432, pág. 39, que circula hoje, ali no centrinho, na Banca Camargo.

Pensamento da semana: "Nós temos a mandioca e estamos comungando a mandioca com o milho. Uma das maiores conquistas do Brasil". Dilma Rousseff em 23/06/2015.

ENCHENTES E DESMATAMENTOS: SALVE-SE QUEM PUDER.

               Cesar Techio - Economista – Advogado
                   cesartechio@gmail.com  
          
Quando Neuri Santhier propôs a construção da barragem de contenção como uma das medidas aptas para evitar enchentes nesta cidade, o prefeito João Girardi imediatamente entendeu que esta seria, dentro de um sistema de contenção mais amplo, uma medida imprescindível, necessária e de relevante interesse público. Pois bem, o último dilúvio que se abateu sobre Concórdia entre o dia 14 (domingo) e 15 (segunda-feira) de junho, com uma precipitação de 164 milímetros, poderia ter arrasado o entorno do Rio dos Queimados, a começar pelo Parque de Exposições, passando pelo Posto Bassegio, Escola Cnec e ruas transversais a rua Dr. Maruri até a rótula da Sadia. Choveu intensa e repentinamente, em 12 horas, mais do que a média histórica do mês inteiro, que é de 161 milímetros. Com exceção de pequena parte do Parque de Exposições e de uma casa acima da barragem, a vida seguiu seu ritmo normal no centro da cidade, confiante na segurança da barragem. Com efeito, trata-se de uma construção que adotou o modelo do tipo gabião, caixas com pedras “amarradas” por mantas ou telas, em escada, sistema que associa resistência hidráulica e estabilidade geotécnica. Mesmo que uma margem de terra pura venha eventualmente a ceder, a barragem permanecerá estável, sem risco de fragmentação.

 Todavia, em que pese estas salvaguardas, é necessário e urgente a construção de painéis de concreto armado nas laterais, junto aos barrancos, para impermeabilizar a pressão da água e evitar a solifluxão, que é a liquefação da terra e consequente possibilidade de deslizamento de terras e aumento repentino do fluxo da água. No caso, vem sendo adotados um conjunto de procedimentos de operação, inspeção, monitoramento e intervenções na barragem e em seu reservatório, com o objetivo de garantir a segurança pelo Secretário de Urbanismo e Obras de Concórdia, Mauri Maran e sua equipe.

Doutra banda, é necessário que a Câmara de Vereadores aprove leis que implementem uma política ambiental que proíba qualquer tipo de desmatamento na bacia hidrográfica do rio dos Queimados, sob pena das obras de contenção de cheias virarem, a curto prazo, obras estéreis e inúteis. A justificativa é simples: A terra sob as matas possui a missão de reter enxurradas e absorver a água da chuva conduzindo-a para o lençol freático. Neste sentido, é urgente dar fim a farra de destruição da cobertura vegetal na nossa bacia hidrográfica, estancando de vez alvarás de construção e licenças ambientais.

   No Bairro Liberdade (acima do Colégio Olavo) vasta área de mata antiga, permeada com fauna e flora riquíssima, foi legalmente derrubada para dar espaço ao Loteamento Dr. Argeu Vicente Gripa, de propriedade de Crippa Imóveis Ltda. Documentação juntada no Procedimento Administrativo Disciplinar do Ministério Público n° 06.2012.00005696-3, instaurado a partir de abaixo assinado apresentado pela Associação de Moradores do Bairro Liberdade, que também subscrevi, demonstra a liberação da Fatma para o desmatamento, que inclusive já foi feito a base do ronco impiedoso de motoserras. A princípio, as distâncias de fontes de água que alimentam o Riacho do Sabão, que passa atrás da prefeitura e desemboca no rio dos Queimados, foram observadas. Entretanto, mesmo legalizado em aclive topográfico acentuado, o desmatamento eliminou a proteção que parte da mata exercia na absorção de águas pluviais e colaborará com enchentes atrás da prefeitura e no centro da cidade. Loteamentos assim, mesmo que amparados pela insensível legislação, não ajudam a melhorar o meio ambiente. Com a palavra a corajosa Câmara de Vereadores de Concórdia e ambientalistas.

Pensamento da semana: Não sei o que é pior, se uma arma de fogo que mata ou uma motosserra que desmata. Juahrez Alves