quinta-feira, 28 de agosto de 2008

UM PREFEITO QUE FAZ HISTÓRIA

“ UM PREFEITO QUE FAZ HISTÓRIA ”

Cesar Techio
Economista – Advogado
cesartechio@yahoo.com - http://cesartechio.blogspot.com/

A realização do projeto sócio/econômico e administrativo para o município, desenhado por Neodi Saretta há oito anos, se completa em 2008, com resultados jamais sonhados pela população. O salto assombroso do índice de desenvolvimento social, considerando o nível de emprego, renda, saúde e educação, da 107º posição no ano de 2000, para a 6º em 2005, demonstra uma eficiência espetacular do modelo de gestão pública adotado em Concórdia. O índice é da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro e sua metodologia pode ser encontrada em http://ifdm.firjan.org.br. Os prêmios “Gestão de Responsabilidade Fiscal” e “Prefeito Amigo das Crianças” (este recebido duas vezes) mostraram um prefeito determinado a administrar com eficiência e a projetar um futuro promissor.

O método de governar não poderia ser mais democrático e abrangente, na medida em que a população foi sempre ouvida em reuniões comunitárias setoriais, nas quais propostas do interesse dos bairros foram votadas e posteriormente executadas. Esta metodologia de relação poder/povo, exclui o velho e odioso clientelismo no qual os amigos do rei tem precedência pela amizade e apoio político.
Nas reuniões comunitárias do orçamento participativo não existe preferido ou queridinho do prefeito ou de seu partido. Todos são iguais, os pedidos e decisões são coletivos, sem privilégios.

Partindo desta realidade cognoscível, é inaceitável e infame, eventuais discursos que veiculem a idéia de que, o candidato eleito trará benefícios exclusivamente individuais ou ainda, que receberá as pessoas, “para por elas ser visto e com elas conversar”.

Qualquer falsa premissa de que o atual mandatário não é visto, não recebe ninguém e não dialoga com a população, se constitui num sofisma que não resiste aos resultados sociais e econômicos obtidos com o atual modelo de gestão pública implantado por ele.

O diálogo que o atual prefeito manteve e mantém com o povo se traduzem em obras, prêmios e resultados concretos divulgados por institutos e instituições de credibilidade nacional.

Vivemos, atualmente, num estado positivo, no qual somente são reconhecidas como reais as informações que tenham origem em fatos e índices concretos, apalpáveis e comparáveis. Com base na realidade, em prêmios recebidos e em avanços sociais incontestes, o eleitor inteligente e de senso crítico, não aceita discursos ambíguos, especulativos e estéreis.
A reorganização moral, administrativa e política experimentada nestes últimos oito anos em Concórdia, obrigarão o futuro prefeito, seja de que partido for, a se espelhar na proficiência e excelência do modo de administrar do atual prefeito. Ninguém suporta a perspectiva de um retorno ao passado, no qual máquinas eram sucateadas, novas compradas à prestação com endividamento do erário, e asfalto frio feito com casca de ovo.