terça-feira, 9 de junho de 2015

QUERER SER PREFEITO, QUASE TODO MUNDO QUER.



 Cesar Techio
Economista – Advogado
            Impostos, verbas repassadas pelos governos estadual e federal  e captação de convênios. Eis aí as principais fontes das verbas que ingressam nos cofres dos municípios. E para administrar corretamente estas verbas é preciso eleger um prefeito que seja um excepcional gerente, que tenha capacidade para ampliar o máximo às receitas e que invista o máximo em serviços e obras públicas.   O ideal é que assuma o comando da Administração Pública um gerente experiente, que tenha traquejo para administrar com eficiência e honestidade o orçamento do município; que tenha tino para aprovar, recusar, criar e formular projetos de leis que beneficiem o povo. Um gerente que cumpra o programa de governo, que tenha profundo conhecimento dos problemas e potencialidades do município e, principalmente que tenha projetos consistentes de desenvolvimento visando o futuro a curto, médio e longo prazo. 

             O ideal é a assunção ao cargo de mandatário de um gerente que saiba administrar com transparência as atividades públicas e que tenha idoneidade para separar de forma completa os recursos do erário público dos interesses particulares e privados, dos amigos, da família e do partido político.  Um gerente que saiba trabalhar em equipe e de forma planejada. Um gestor que tenha, acima de tudo, muita vivência e experiência na gestão pública.  Paciência, respeito, presença constante, capacidade para ouvir o povo e para enfrentar crises com diálogo e dignidade, que tenha equilíbrio emocional, postura e principalmente amor verdadeiro pela nossa terra é o gerente de que precisamos no Paço Municipal.  É claro que um bom gerente não precisa, necessariamente, ser carismático, sorridente o tempo todo, muito menos esforçar-se para criar um clima de adoração em torno de si com discursos utópicos ou demagógicos.

            Eleger um prefeito que se perfile com estas qualidades basilares é fundamental para garantir a continuidade do projeto de honestidade, competência, seriedade e de eficiência na gestão pública concordiense, iniciado por Neodi Saretta e em andamento com João Girardi. Querer ser prefeito, quase todo mundo quer. Entretanto o cargo exige estes predicativos. Grande experiência, profundo conhecimento no trato da coisa pública, coragem para dizer não quando for necessário e forte compromisso com os princípios norteadores da Administração Pública previstos no artigo 37 da Constituição Federal, entre os quais os da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência.  Estes são requisitos de qualidade pessoal exigíveis para o cargo.

     Continuadamente Concórdia tem se destacado a nível nacional pela excelência na gestão publica. E é reconhecida por possuir uma administração que pensa e age de forma dinâmica e inteligente em favor da qualidade de vida do povo. Garantir a permanência deste grande projeto é uma questão que deve sobrepujar vaidades pessoais, questões políticas estreitas, partidárias e ideológicas. Observando o prefeito João Girardi e o vice-prefeito Neuri Santhier, constato que ocupar tais cargos exige muita humildade, trabalho, experiência, dedicação e espírito de sacrifício, próprio de quem não pensa em si, mas somente nos outros. E, olhando para o grande exemplo dos dois, fico imaginando quem, em Concórdia, teria as qualidades que acima nominei, para suceder com brilhantismo o prefeito João Girardi.

 Pensamento da semana: Vaidades das vaidades, quase todo mundo quer ser. Mas, e a experiência e a capacidade?

Fotos  www.bomdiasc.com. Radio aliança