sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

ENVELHECER NA CADEIA? JAMAIS. O SEGREDO.




 Cesar Techio
Economista – Advogado

  
              O maior segredo da longevidade, da saúde e da alegria de viver, guardado a sete chaves, foi finalmente desvendado aqui em Concórdia, depois de um longo estudo desenvolvido pela minha equipe de pesquisa, o qual levou alguns milhares de segundos para ser concluído. A terceira idade nunca me pareceu confortável. Nela o corpo começa a travar e aparecem múltiplas disfunções como doenças cardiovasculares, angina, derrame, câncer de próstata, câncer do colo de útero, câncer da pele, pneumonia, enfisema, bronquite, infecção, retenção e incontinência urinária, diabete, osteoporose, osteartrose, fecaloma (retenção das fezes), convulsão, hipotireoidismo, diabete, lombalgia, hipertrofia da face, degeneração da hérnia de disco, fraturas traumáticas. Além do mais, a pele enruga, a bunda cai, a coluna encurva, as pernas ficam rígidas, fica difícil deambular. Isso sem falar na catarata, na cegueira progressiva, no Mal de Parkinson, Alzheimer, demência, comprometimento cognitivo, falta de sono, inchaço e depressão, entre outros problemas.

                       Mas, curiosamente, a grande maioria dos longevos de Concórdia apresenta pouca mudança corporal que denote avançada idade. Nem de longe se pode afirmar que passaram dos sessenta anos.  Alguns amigos foram contemplados pela pesquisa acima mencionada.  Euclides Marcon (86), por exemplo, elabora vinho artesanal da melhor qualidade com uvas colhidas por ele mesmo, de pequena pareira que plantou no terreno de sua casa. Bebe, festeja e celebra a vida com os amigos, aconselhando e contando histórias. Angelo Spricigo (100) há pouco tempo ainda construía edifícios e participava como presidente da Associação de Idosos. Aquiles Bonassi (79) é a memória viva de Concórdia. Escreveu livros que detalham histórias incríveis sobre famílias e fatos envolvendo a sociedade e a economia nascente, em meados do século passado. Sua obra deve ter espaço garantido na nova biblioteca municipal e nas de nossos colégios. Albino Zanata (82), com a ajuda dos filhos, ainda dirige uma grande empresa no setor metal mecânico. Escreveu um livro sobre sua vida e se delicia contando fatos sobre a história de sua trajetória, desde a pátria mãe Itália, até Concórdia.  Finalmente, Albino Sbaraíne (75) simplesmente assombra pela energia, positividade, sabedoria e iniciativas sociais. Várias vezes presidente da Associação Comunitária Bairro Imperial e Sunti, continua a frente da instituição e inova em organização e tecnologias. Uma delas é o sistema de captação de água da chuva que implantou no clube, diminuindo os custos com água tratada e que serve para banheiros e limpeza. Seus pares de diretoria, a quem se refere, continuadamente, como responsáveis pelo sucesso da associação, criaram espaços especiais para mães e idosos, cancha oficial de bocha, cozinha modelar, sistema de prevenção de incêndio, entre outras novidades.

              Enfim, eles se recusam a parar e vivem como quem não quer envelhecer. O segredo? Continuam em atividades produtivas, sociais e principalmente honestas.  Por dentro continuam meninos, uma gurizada de dar inveja. Doença? Nem falam sobre isso. Falcatruas, corrupção, desonestidade, não fazem parte dos seus dicionários. E na sua maioria, não vão morrer jamais.


            Pensamento da semana: Envelhecer na cadeia, este é o destino dos empresários corruptos da Operação Lava Jato, do petrolão, de origem política, idêntica do mensalão. Veja. Edição 2411, n 5, circulando hoje 04/01/2015.