quarta-feira, 17 de novembro de 2010

“FERIADOS COM SALÁRIOS DE FOME”


Foto: Curitiba PR (Shopping Estação)

Cesar Techio - Economista – Advogado
cesartechio@gmail.com

Não existe nenhuma linha lógica, fim preciso ou justificativa plausível o exagerado número de feriados no Brasil, responsável por alijar das semanas, dias altamente produtivos, como segundas, terças e quintas feiras. Um verdadeiro absurdo e grotesco colapso pauperizador da economia. Transferir esses feriados para os sábados ou domingos, com exceção do natal e 1º do ano seria a solução mais plausível. “Dolce far niente” para a maioria, não se percebe a tremenda perda para o país como um todo, em horas de trabalho, produção e produtividade. De nada adianta ficar de “barriga para cima”, mas vazia. A questão que se impõe ou que verdadeiramente interessa, inclui uma modificação do modelo econômico capitalista. Precisamos pensar em diminuir drasticamente a alta concentração de renda (a mais perversa do mundo); promover a repartição de lucros; a assunção da classe trabalhadora ao comando das empresas; a repartição de sobras líquidas, a exemplo do que ocorre no modelo cooperativista.

O sistema atual escraviza a maioria e despreza a dignidade humana dos trabalhadores, batendo de frente contra a função social da economia, o bem comum e a justiça social. Aliás, candidatos a prefeito, nas próximas eleições, devem se abster de discursar em favor da geração de empregos nesta cidade. Vão cair no ridículo com a petralhada debulhando incontestes provas de que existe falta de mão de obra nas empresas locais. É claro que não se pode cair na tentação de acreditar que o pleno emprego em Concórdia decorre do esforço da administração pública, absolutamente distanciada de quaisquer projetos consistentes, neste sentido, nos últimos 76 anos. Não somente não se empenharam em trazer grandes empresas para o município como, néscios, se omitiram (por absoluta falta de idéia) em implementar projetos de desenvolvimento que estimulassem investimentos na área produtiva. O município nasceu e cresceu nas costas da empresa Sadia. É ela, ainda, agora sob nova denominação, a pedra de sustentação de toda a dinâmica financeira e econômica da região.

Nas próximas eleições, os candidatos devem concentrar seus planos de governo na identificação de novos projetos, que incluam a elaboração de um diagnóstico que identifique as carências e potencialidades da microrregião; a elaboração de uma árvore de oportunidades de investimento; o estímulo da comunidade e de entidades de apoio empresarial a investirem em Concórdia; a elaboração de pré-estudos de viabilidade específicos, entre outros. As pessoas devem se sentir atraídas por modelos de geração de renda dos quais elas participem, não somente na condição de investidoras, garantindo o retorno do seu capital, mas de gestoras, na medida de suas participações societárias. Com efeito, não existe sentido em investir em caderneta de poupança, CDB, RDB e outros papéis com os quais o rico dinheirinho voa para fora da região sem contrapartida local. Através de empresas comunitárias, nossa gente pode investir aqui, gerando tributos, renda melhor distribuída e um futuro melhor para os próprios filhos. Mesmo porque, de que adianta pleno emprego com salários de fome? De que adiantam tantos feriados se, para a classe trabalhadora, empregada, não sobra para gastar em lazer?

Pensamento da semana: “Juropordeus que foi essa a pergunta que fiz. São tantos feriados e tantos santos para festejar, que por um lapso me confundi. E logo Cassio respondeu: São Deodoro”. Adriana Vandoni.