terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

GALINHA DOS OVOS DE OURO



 Situemo-nos compatriotas! Ou, somos birutas, em ventos liberais? A sabor dele, a favor dele, submissos a ele alienados a ele.

 - Pode parar. Está bom, entendi!

 Então vamo-nos hermanos!!!!! Interessante que nossos gritos de guerra são todos na língua espanhola, no te olvides – voltei da rua agorinha e só escutava espanhol pelo caminho e peguei umas palavritas aqui otras la, nada revolucionário, com certeza. Está vindo gente de tudo quanto é lado do Cone Sul para ver nossa beleza de litoral e curtir um pouco a vida. No gancho, a máquina de dinheiro aqui é o turismo, não sabe? Mas, otário, os caras estão matando a galinha dos ovos de ouro com essa podridão jogada nos rios da região. Meu Leal amigo denunciou em uma de suas colunas o esgoto a céu aberto, aqui na Barra Norte, batizando-o de “o valão do Marambaia”. O título não merece letra maiúscula.

 Pois então, qual a visão da administração pública? Dá pra querer saber, seu doutor, missionário, constritor? O autor de Prosas de Ariel, Alberto Ramos disse que “o partido aferra com tentáculos de aço o homem moderno, constringe-o, absorve-o, tritura-o”. Ou, “Da angustia que o tomava, constrangia-se-lhe a garganta”, como queiram. Mas não é verdade? Gostaria de ver os projetos de saneamento dos candidatos próximos, digo, dos próximos candidatos. Quem está investindo em Balneário Camboriú hoje? Ô seu moço, apresenta uns projetos compatíveis com a renda, corta gastos, pontes que levam a nada, e pega essa porcaria toda e põe no cano certo. Banho de coliforme fecal não há turista que aguente.

 O ovo veio antes da galinha? Sei lá, só sei que os políticos estão matando a galinha dos ovos de ouro direto no ninho, direto do galinheiro, meu amigo. Quem é que vai querer investir por aqui? Mas que barbaridade! Que desperdício! que crime! que coisa de louco!

 Tem que repetir, relatar novamente, novamente, a ideia para se fazer entender, então, repito que está tudo podre, apodrecido, putrefato, fedorento, não só a vala vizinha mas a “cumpanherada” toda. Já estão naquela cena da apropriação de prataria dos palácios faz tempo, agora o saque no caixa das estatais é permissivo. Tem traquina fugindo com a bolsa cheia, agarrado a ela como fazem os polvos, não é mesmo? Pode mais quem chora menos, ou é ao contrário? Tudo bem. E o gado na pastagem com aquele olhar fixo na carga, pensa que é o sal da terra, coitados. - A direita está armando golpe e temos que preservar o partido, está bem? É o seguinte: a burguesia quer escravizar e você não pode permitir isso!!!! Hasta la muerte! 

 “Tátodomundo loco, oba!”. Será que não tem ninguém por aí bom o suficiente, capaz o suficiente, corajoso, para liderar um levante moral no país? Falar o que deve ser dito, sem ladainha, lero-lero, que o povão possa entender e dar voto de confiança? Onde estão as cabeças ditas pensantes da sociedade? Chocando o ovo de ouro no funeral da galinha. Mas não vai dar cria.

 Enquanto isso, na escola fundamental da Pátria educadora a presidanta vai desfilar de heroína. “Leidi Godiva”. Fuja louco. Que tal hermanos?

 Renato Maurício Basso