sábado, 5 de janeiro de 2013

GOVERNABILIDADE: JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES







Cesar Techio
Economista – Advogado


                               O prefeito João Girardi enfatizou em seu discurso de posse que a missão que lhe foi auferida pelas urnas é a de servir as pessoas, com oportunidades para todos. Também confirmou o que sustentou durante as eleições, de que, com crescimento e desenvolvimento sustentável pretende elevar ainda mais os indicadores econômicos e sociais da nossa concórdia. Seu discurso demonstrou ser responsório de vontade férrea em melhorar a vida do povo: “Neste novo governo, vamos trabalhar ainda mais para justificar a confiança em nós depositada pelos concordienses. Será um governo responsável e empreendedor. Vamos cuidar bem da cidade e do interior. Vamos cuidar bem do presente, sem nos esquecer de projetar o futuro. A participação popular é uma das marcas dos nossos governos. Ela é intocável. O concordiense vai continuar decidindo a aplicação do recurso público. Os trabalhadores, os empresários, os profissionais liberais, tanto individualmente como através de suas entidades, terão espaço para contribuir. Muito foi feito, mas há muito ainda por fazer. (...) O povo espera muito dos governos. Não podemos nos dar ao luxo de dispersar esforços e recursos. Reconhecendo e respeitando as diferenças temos é que nos dar as mãos. Juntos, seremos mais fortes do que os problemas que se apresentarem”.

                     Atendendo ao conclamo à união e pensando no povo de Concórdia, a nova configuração político partidária na Câmara abriu real possibilidade de sucesso na implementação do Plano de Governo vitorioso. É que, as novas políticas públicas propostas pelo governo João Girardi dependem, em parte, do sucesso na articulação com a base aliada e do alinhamento político partidário entre os vereadores. A assunção do advogado Rogério Pacheco, vereador experiente, equilibrado, sereno e operoso à presidência da Câmara, através de entendimentos pluripartidários, carreia uma enorme tranquilidade aos eleitores de bom senso, pois é evidente que esta nova configuração política colabora com a governabilidade.

                     A verdadeira coerência político-partidária que se espera da classe política deve ser a da sintonia e vinculação com a vontade da maioria dos eleitores, que elegeram o Plano de Governo apresentado por João Girardi. Ocorre que, as atribuições constitucionais dos vereadores, entre as quais as funções legislativa, julgadora, de assessoramento e de fiscalização, não podem ser confundidas com oposição exacerbada e despropositada. Passada as eleições, a única política que deve prevalecer é a das políticas públicas e não a das políticas partidárias raivosas e arrogantes. Por este motivo, o alinhamento político partidário que permitiu a eleição de Rogério Pacheco à presidência da Câmara representou uma legítima e autêntica preocupação com a governabilidade esperada pela maioria dos eleitores. Sem governabilidade o plano de governo vitorioso pode se deparar com entraves na sua implementação, contrariando a decisão das urnas. Salvo melhor juízo, Rogério Pacheco (PSDB), Tchê Mendes (PSD), e Jaderson Miguel  (PSD) buscaram sintonia com a vontade popular e foram sensíveis ao apelo de união, entendendo que não foram eleitos para fazerem somente oposição, mas para ajudar de forma efetiva na construção de um novo tempo no qual o maior beneficiário de suas decisões deve ser o povo de Concórdia.

Pensamento da semana: A boca fala do que o coração está cheio.