quinta-feira, 28 de maio de 2009

BRASIL FOODS PATROCINA FUTEBOL CONCORDIENSE

“BRASIL FOODS PATROCINA FUTEBOL CONCORDIENSE”
Cesar Techio
Economista – Advogado - cesartechio@gmail.com
Não se pode negar que as atuais lideranças das empresas Sadia e Perdigão conseguiram uma verdadeira proeza com a concretização da mega-fusão empresarial, perseguida, especialmente pela Sadia, há décadas. Entretanto, o prejuízo de dois bilhões e meio de reais sofridos por esta, graças a operações mal sucedidas em derivativos, certamente foi decisivo para que as partes chegassem a um consenso. Mas, convenhamos, ao invés da Sadia comprar a Perdigão, como sempre foi sonhado, o que ocorreu foi exatamente o contrário, uma vez que o controle acionário da nova empresa pertence em 68% aos acionistas desta última. Relevante, contudo, é a capacidade de gestão, plano de ação e velocidade de reação da nova e gigante empresa frente à crise econômica mundial. O que se prevê, é que ambas saiam fortalecidas da crise, com maior rentabilidade e expansão de suas atividades.
Este é o único raciocínio plausível, em especial para a comunidade concordiense, berço da empresa Sadia, a de que a BRF gerencie e encare a crise de forma eficaz, a fim de que se mantenham os empregos diretos e indiretos, tributos, impostos, que sempre dinamizaram o crescimento do município. Sem saudosismos, todos aqueles que viveram a história da Sadia, hão de adotar a mesma postura pragmática, objetiva e otimista dos acionistas da empresa quanto à maximização de desempenho da BRF. As medidas tomadas se constituem numa resposta inteligente à atual crise. Esta capacidade de reação, todavia, deve ser aguçada daqui por diante, pois não se sabe qual a extensão da crise e se esta não se agravará nos próximos tempos. São necessárias medidas eficazes para preparar a empresa, não só para a retomada de crescimento, mas para protegê-la de outros graves incidentes de percurso.
Quanto a Concórdia, em crônica precedente (“Sadia, uma História”) menciono os bons tempos em que a empresa investia na comunidade local, mantendo com ela relações sinérgicas de parceria, inclusive no esporte. Quem não lembra dos tempos de glória da Sociedade Esportiva Recreativa Sadia – SER- Sadia? Como parte do plano, acima referido, certamente numa excelente estratégia de marketing para firmar a nova marca “BRF”, o presidente da Perdigão Nildemar Secches e o presidente da Sadia, Luiz Fernando Furlam foram fotografados exibindo uma camiseta com a logomarca da Brasil Foods, num patrocínio ao Corinthians, tendo como pano de fundo, em imagem subliminar, o desenho de um “DNA” contendo o nome das empresas.
Considerando os laços históricos e afetivos entre a empresa Sadia e o município de Concórdia, não seria improdutivo que a BRF patrocinasse o CONCÓRDIA ATLÉTICO CLUBE - CAC, com o nome “Brasil Foods” estampado nas camisetas do clube. Esta seria uma bela forma de agradecer e homenagear o amor devotado por nosso povo à Sadia nestes sessenta e cinco anos de empresa, cuja genética possui cromossomas de nossa história, de nossas esperanças e de nossos sonhos (como o do título desta crônica). No mais, é esperar para que as atuais dificuldades, não impeçam a fusão. Pensamento da semana: “Há pessoas que nos falam e nem escutamos. Há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam; mas há pessoas que aparecem em nossa vida e nos marcam para sempre”. Cecília Meireles.