terça-feira, 22 de janeiro de 2013

SECRETARIA DA SAÚDE: RUMO À MEDICINA PREVENTIVA


Cesar Techio
Economista – Advogado

Primo Irmãos Cesco na Comunidade Ipiranga
            Quem vive de mau humor, de forma egoísta e exploradora sempre acaba somatizando o próprio jeito de ser. A lei da ação e reação existe e infalivelmente é aplicada às nossas vidas. Por isso é preciso buscar tratamento e Jesus repassou muitas receitas para a cura. É preciso lembrar que Ele provou ser um médico muito competente. Curou um cidadão com a mão ressequida; devolveu a audição a um surdo; curou um jovem com graves distúrbios psiquiátricos; curou um coxo; curou a hanseníase que acometia dez homens; curou vários cegos; curou uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos e pasmem, ressuscitou um homem, arrancando-o do túmulo onde apodrecia exalando fétido cheiro fazia três dias. As receitas de Jesus que acabam com o egocentrismo em torno do qual orbitam várias doenças, são simples. As primeiras delas são as da prática da caridade, da compaixão e da misericórdia. É preciso adquirir pureza de coração, atitudes pacificadoras e infinita capacidade para perdoar. Também é preciso cultivar a generosidade, o companheirismo, a tenacidade (persistência em fazer o bem) e a alegria. Jesus gostava de festas, tanto é verdade que, numa delas chegou a transformar água em vinho, mostrando que a vida, quando se tem alegria, deve ser festiva e cheia de saúde: "Tenho-vos dito estas coisas para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa.” João 15.11.

            Viver com retidão, moderada e positivamente, previne doenças. A medicina preventiva, tanto a de conduta ensinada por Jesus, como as de políticas públicas que se dedicam à prevenção da doença ao invés de seu tratamento, orientadas pelo Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Associação Brasileira de Medicina Preventiva (Abremp) devem ser aplicadas com urgência em todo o sistema de saúde como forma eficiente de melhorar o sistema.

       São ações como as que pretende adotar o novo Secretário de Saúde Alessandro Vernize, entre as quais, por exemplo, a execuções de políticas objetivando a redução de riscos de doenças; o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde; o desenvolvimento de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos; a intervenção nos problemas sanitários e a efetivação de parcerias com entidades que atuam na promoção, prevenção e recuperação da saúde. Responsável pela aplicação das políticas públicas de saúde de Concórdia, a proposta de efetivar parcerias é oportuna, principalmente quando se pensa em parcerias dentro da sistemática da medicina preventiva, de modo que o secretario merece congratulações. Não se pode deslembrar, que dentro desta mesma ideia, de parcerias e de ações a nível de medicina preventiva, opera a Diretora de Saúde e Medicina do Trabalho, Maria Cristina Berta, reconduzida ao mesmo cargo dentro da proposta do Plano de Governo com a  responsabilidade de melhorar as políticas de atendimento da saúde ao público, e ainda, o Diretor Administrativo, Wilson Carlos Casagrande, nos cuidados com o orçamento público destinado àquela pasta.

            Pensamento da semana: Parabéns a Valdir, Etelvino, Aquilino e Zeferino Cesco, alegres cantantes na festa da magnifica comunidade Ipiranga, pelo resgate da cultura italiana em versos, canto e prosa. 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VOCE PRECISA DELA


Cesar Techio
Economista – Advogado

Jogo no final de semana
          A grande proposta do governo João Girardi é a de elevar ainda mais os indicadores econômicos e sociais do município (que já aparecem em destaque no cenário nacional) com crescimento e desenvolvimento sustentável. Entretanto, para que isso ocorra é necessário modificar os modelos de negócios e de desenvolvimento, propondo uma profunda mudança na concepção de trabalho, na mentalidade, nas atitudes e nas decisões não só dos gestores públicos como também do empresariado e de todas as pessoas interessadas em investir em Concórdia. É duro, mas é preciso romper com a velha maneira de pensar e de obter lucros à custa das matas encravadas nos morros e encostas que circundam e protegem a cidade. É preciso aceitar, de uma vez por todas, o fato de que os nossos recursos naturais são finitos e que o ecossistema planetário não aguenta mais a degradação ambiental que impede a sobrevivência da atual e das futuras gerações.

         A proposta de elevar os indicadores econômicos e sociais é importantíssima. Todavia é preciso alertar que não existe uma necessária vinculação entre indicadores econômicos e sociais. A concentração de renda nas mãos de poucos e a avidez por lucro ilimitado podem produzir altos indicadores econômicos sem efeito concreto sobre os indicadores sociais, ou seja, sem beneficiar a maior parte da população. Precisamos estar atentos para que o crescimento dos indicadores sociais se dê concomitantemente ao crescimento dos indicadores de preservação ambiental. O nosso crescimento urbano deve acontecer sem a derrubada das matas encravadas nas encostas da cidade, sem degradação ambiental e com o máximo de responsabilidade social. Os projetos de desenvolvimento oriundos do Plano de Governo devem optar por uma formatação que adote modelos que preservem a fauna e a flora e induzam a pensar em favor da natureza com vistas a sustentar a vida sem o colapso das matas.

         O impacto ambiental devido à supressão da vegetação que cobrem os morros e que servem como manto de absorção das águas das chuvas e, consequentemente de retenção das enxurradas, é imensurável e insano. Os efeitos funestos e violentos dos desmatamentos destinados a projetos de loteamento são visíveis e sentidos pela população e pode ir desde a enchentes a cada forte precipitação pluviométrica com destruição do centro da cidade, até a supressão do ar puro (oxigênio); expulsão das aves nativas da rica fauna que circunda a cidade e a contaminação do solo e do lençol freático. Por isso, vale a pena insistir, para que os aumentos dos indicadores econômicos e sociais venham acompanhados com o aumento dos indicadores de ecoeficiência, com maior preservação das matas e com altos investimentos públicos e privados em projetos de educação ambiental.

Pensamento da semana: Homenagens a honrosa família Romani (tutte le persone buone eprovenienti da Italia), pela assunção do respeitável Gilberto Romani à Câmara de Vereadores de Concórdia.