terça-feira, 5 de abril de 2011

ELIO JOÃO BRUNETTO: CONCÓRDIA TE PARABENIZA E AGRADECE.

Cesar Techio – Economista
cesartechio@gmail.com

Em belíssimo almoço festivo, mais de trezentas pessoas, entre altas autoridades do Município e do Estado de Santa Catarina, amigos e parentes, reuniram-se no dia 26/03/2011, para comemorar o 80º ano de Elio João Brunetto. Em circuito íntimo, estiveram presentes somente convidados “in pectoris”, entre os quais os que construíram a história de Concórdia e que foram seus companheiros, em feitos memoráveis. Devido a seus problemas visuais, auscultei-o durante três meses, extraindo de nossas conversas dados relevantes sobre sua vida, a qual se entrelaça com a vida desta cidade e, por conta disso, tive o grato privilégio e a honra, de relatar, em oratória simples e objetiva, sua trajetória entre nós. Não foi fácil, pois a emoção tomou conta de todos os presentes. Fundou o “O Jornal”, sua obra prima (desde 1974 o maior periódico da região). Participou, em 1954, da instalação da CNEC local (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade), em parceria com seu amigo Neudy Massolini, época em que sobressaia Venderlino Engel, homem de uma cultura invejável e que foi a coluna mestra que manteve a escola funcionando nos primeiros anos.

Participou da primeira diretoria e, nesta função, com a colaboração de alunos e professores, lançaram a campanha para a construção da primeira ala, cuja pedra fundamental foi por ele instalada. Receberam, por doação, da Prefeitura Municipal e Rafhael Missio os terrenos e após muitos esforços e campanhas e uma forte colaboração dos diretores e da Sadia, concluíram o primeiro prédio. Após a conclusão de seus estudos, colaborou, por diversos anos, como professor de matemática no ginásio e de mecanografia na escola técnica de contabilidade. Em 1964, por convite de Lady Caetano Massolini, ingressou no Lions Clube Concórdia Centro, no qual exerceu os principais cargos como secretário, tesoureiro e presidente por diversas vezes. Em memoráveis campanhas, com a participação ativa de todos os companheiros, contribuíram para a melhoria das instalações da APAE, da SCAF e da Escola Melvin Jones. Foi o primeiro presidente eleito do Clube de Diretores Lojistas de Concórdia. Em sua gestão, pelos anos de 1972, participou da primeira Convenção Nacional, realizada no Rio de Janeiro.

Exerceu a presidência da Associação Comercial e Industrial (1973/1974). Nesta gestão, foi realizado um forte movimento empresarial para trazer, mais próxima possível da nossa cidade a BR-153, pois, pelo primeiro traçado, a estrada federal passaria pela cidade de Jaborá. Também conseguiu do poder público municipal um decreto declarando a ACIC uma entidade de utilidade pública. Foi conselheiro da igreja católica, na época da demolição da antiga e da construção da atual, sendo seus colegas: Octaviano Zandonai, Anselmo Fontana, Remy Fávero, tendo como vigário Simão Laginski. Lançou a pedra fundamental juntamente com o Romano Anselmo Fontana do Velatório do Cemitério Municipal, hoje transformado em templo católico. Foi presidente, em muitas eleições, da Secção Eleitoral nº. 1; sócio fundador do Clube dos Veteranos de Concórdia; membro da Associação dos Italianos; sócio patrimonial do Clube 29 de julho, da Associação dos Motoristas e da ABC Piscina Clube; Jurado por muitos anos; “Amigo da Policia Militar”, título conferido em diploma e troféu pelo saudoso Major Comandante da época, Henrique Hemm, hoje coronel. Economista pela Universidade Federal do Paraná é casado com Gelsi Petrolli Brunetto há 53 anos. Elio João Brunetto surpreendeu-se no almoço de seu aniversário pelas calorosas homenagens, somente prestadas a grandes homens que, como ele, soube acolher a todos e a construir um futuro melhor, hoje desfrutado pelas novas gerações.

Pensamento da semana: Há grandes homens que fazem com que todos se sintam pequenos. Mas Elio João Brunetto, pelo seu exemplo, fez e faz com que todos nós, concordienses, nos sintamos orgulhosos e grandes.