quarta-feira, 14 de maio de 2014

ELENA ZUCCHI GORLIN: AMOR, CULTURA E ITALIANIDADE.


   
Cesar Techio
Advogado - Economista


 Não existe um método, uma teoria que ensine a amar. Mas o caminho pode ser sinalizado pelo brilho, fluidez e suavidade do amor de pessoas que sabem amar os outros. Dedicando-se ao ensino da língua italiana por quase duas décadas, de 1994 a 2013, Elena Zucchi Gorlin difundiu entre nós, não só a gramática, de per si, praticamente esquecida ou desconhecida em Concórdia, mas, muito especialmente buscou transferir aspectos vivos da italianidade, do jeito de ser, pensar e de viver a milenar e cosmopolitana cultura italiana. Nesta senda, em intercâmbios com instituições e com o governo Veneto, propiciou um resgate intercultural, internacional e educativo que havia perdido força e importância após o ápice da migração italiana para o sudeste e sul do Brasil, de 1880 a 1930. Como fundadora e presidente da Associação Italiana Vêneta de Concórdia, inúmeras vezes reeleita, Elena Zucchi Gorlin nos trouxe de volta um clima leve, alegre e animado de compreender as nossas origens. Sua proposta, enquanto educadora ítalo-brasileira carreou às salas de aula da associação, a profundidade de um pensamento construído através de milênios e que se espalha ao redor do mundo como um estilo cognitivo de vida tão civilizado quanto sedutor.

A renascença italiana, através da arquitetura, escultura, literatura, pintura, música e artes plásticas, simplesmente revolucionou a “descoberta do homem e do mundo” e teve destaques de grandeza estelar como Rafael Sanzio, Donatello, Filippo Brunelleschi, Sandro Botticelli, Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Giovanni Boccaccio, Dante Alighieri, entre outros. A contribuição filosófica italiana incluindo gigantes como Tomás de Aquino, Cesare Beccaria, Norberto Bobbio, Giordano Bruno, Umberto Eco, apenas para citar alguns contemporâneos, a par do legado jurídico do Direito Romano desde a Lei das Doze Tábuas (Lex Duodecim Tabularum, 449 a.C.) até o Corpus Iuris Civilis por Justiniano I ( 530 d.C.) que influenciou o Direito moderno ocidental, assim como toda a orientação da doutrina social da Igreja Católica a partir da Rerum Novarum, fazem parte do arcabouço e de um caldo cultural de que nos orgulhamos.

A essência destas artes e a qualidade deste pensamento é a pedra angular que norteia a personalidade encantadora desta mestra, atualmente correspondente consular do Consulado Italiano em Concórdia, por ato do Consul Geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina. Possivelmente, dada a sua simplicidade, própria de pessoas sábias, inteligentes e cultas, Elena Zucchi Gorlin não tem inteira percepção da grandeza de seu trabalho o qual dignificou o esforço dos fundadores da nossa associação, que bem me lembro, remonta a fundação ao 15° dia do mês de março de 1993, em primeiro estatuto o qual tive a honra de elaborar. O consequente sucesso da condução do nosso eterno Raulino Uliano a primeiro e digno presidente, veio posteriormente a ser coroado com a sua sucessora, a qual, de larga visão, reafirmou o ideal humanista umbilicalmente ligado a todos nós, os oriundi, descendentes de italianos fixados nesta nobre região do oeste do Estado de Santa Catarina. Como não se emocionar com Elena Zucchi Gorlin, com sua bela família e com o seu existir entre nós? De sua personalidade espraia-se intenso vigor espiritual e o fulgurante exemplo moral, ético e cultural do que existe de melhor da imigração italiana presenteada ao nosso Brasil. Que possamos continuar a ouvir suas palestras em escolas, universidades e instituições e seguir nos abeberando de sua cultura e de sua luz.


Pensamento da semana: "O tempo dura muito para aqueles que sabem aproveitá-lo." Leonardo da Vinci.