quarta-feira, 18 de setembro de 2013

CORRIDA PRESIDENCIAL


Cesar Techio
Economista – Advogado

        
        Ela será a próxima presidente da República? Esta pergunta cresce a passos largos, das periferias das grandes cidades do país aos menores centros populacionais incrustados em cidadelas do interior de todos os Estados brasileiros. Sem holofotes, mandato, cargo público, dinheiro ou padrinho, Marina Silva já aparece em segundo lugar na intenção de voto do eleitor para presidente da República. Primeiro vem a presidente Dilma, com 36,4%, seguida de Marina Silva com 22,4%, Aécio Neves com 15,4% e Eduardo Campos com 5,2%. A pesquisa foi divulgada no dia 10/09/2013 pelo Instituto MDA por encomenda da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e pode ser acessado no seguinte endereço:http://site.mdapesquisa.com.br/. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 135 municípios de 21 Estados, com margem de erro de 2,2%. Ex-senadora, Marina Silva ganhou respeito e admiração do povo brasileiro pela sua luta em favor do desenvolvimento sustentável, pela valorização dos recursos naturais e pela defesa da ética.

  A integridade moral e a defesa da dignidade da vida humana, em todos os seus aspectos, pedem, em Marina Silva, alargamento de nossa perspectiva para a eleição de candidatos comprometidos com o ataque à desigualdade, à exploração econômica, à desumanização pela degradação ambiental, ao consumismo aliado a alienação provocada pela propaganda e à concentração de renda sustentada pela miséria e pelo  sofrimento dos trabalhadores, de suas famílias e filhos. A luta pela liberdade, como o mais alto valor público, tem a ver com o afastamento do poder, não só de ditadores loucos e sanguinários, mas também de políticos corruptos, desonestos e ladrões, que nada diferem daqueles, pois do mesmo modo matam o povo sugando-lhes os recursos públicos destinados à saúde, educação, saneamento, mobilidade, melhor qualidade de vida ambiental, etc.

  A luta pela liberdade e dignidade, tem a ver com a função libertadora da consciência de um povo que precisa escolher melhor seus candidatos e romper de forma implacável com o poder e a linguagem dos que impõem candidaturas direcionadas ao assalto ao erário público. O diagnóstico da podridão de ações de mandatários frente à administração pública é divulgado todo o dia pela mídia corajosa e honesta do país, em descrições reveladoras da dimensão, extensão e profundidade da lama e do esgoto que atenta contra o estado de direito, a democracia e os direitos fundamentais dos cidadãos. Por estes motivos, a inserção de bons pré-candidatos no pleito eleitoral, como é o caso de Marina Silva, também tem função libertadora, na medida em que nos permite, através do voto, transcender os clichês da política viciada e a descobrir novos caminhos destinados à regeneração ética e moral do sistema representativo.  

  Pensamento da semana: O impossível não existe, o que existe são pessoas insignificantes com preguiça de tentar. Marina Silva.