sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

RESGATE DE VALORES

RESGATE DE VALORES

Cesar Techio
Economista – Advogado
cesartechio@yahoo.com

As polícias civis e militares, os sistemas de repressão encetam luta incessante contra o tráfico de drogas. Promotores de justiça, em seu mister e rigor de lei, parecem, nas audiências, perdidos, de olhar vago e desesperançado diante da violência do crack e da destruição injuriosa que explode dentro dos processos judiciais.
Juízes e juízas decidem na formalidade dos códigos e, nas entrelinhas de seus vagos olhares, não conseguem esconder a decepção pela podridão crescente nas relações sociais e familiares. Com todo o idealismo que lhes alçou a representar o Estado, inconsciente ou conscientemente percebem que o ódio que paira nos horizontes do coração humano não tem fim e verte de um poço abismal.
Nem o Estado, nem as instituições especializadas e pessoas bem intencionadas, parecem conseguir vencer o inferno que se abate no seio das famílias, prostradas e reduzidas diante da perspectiva de consumo desenfreado, do ter acima do ser, da arrogância de uma liberdade que virou libertinagem, do desrespeito entre gerações.
Amarga renitência de filhos que não se importam com os pais, destes que não estão nem aí para com aqueles, de casais que perderam o rumo e a alegria de viver, de amigos que traem, são as matizes de um quadro sombrio pelo qual caminha a humanidade.
Em meio a este mar de lama que envolve o país e ao ingrato esforço de tantos por recuperar a vida de outros tantos, inusitada e espantosamente nossa cidade principia a se elevar como uma ilha de resistência moral, ética e de recuperação da dignidade e do amor próprio das pessoas.
Gradativa e intensamente, se observam em nosso meio mudanças de comportamento social e familiar. A transformação da sociedade ocorre silenciosa e firmemente e atinge em cheio o coração de jovens viciados, seus pais e mães. Há mais de um ano venho acompanhando e constatando uma inacreditável transformação social em Concórdia, que talvez a maioria ainda não tenha percebido: jovens largando o vício da cocaína e do crack, homens abandonando o vício do álcool, casais se perdoando e reaprendendo a conviver de forma digna e amorosa.
Para alguns pode soar pueril, lavagem cerebral, alienação, esquema financeiro para enganar e faturar em cima de ingênuos e desavisados, atroz discurso de aproveitadores da dor alheia.
Entretanto, pragmático, dado ao dogmatismo crítico e ao racionalismo que confia na razão humana como instrumento capaz de conhecer a verdade; ao realismo e ao materialismo dialético, fontes de consciência e de bem decidir, constatei com cautela e segurança, uma força tremenda, sobrenatural, resgatando a vida das pessoas nesta minha cidade natal. Eu vi pais desesperados, filhos detonados, casais destruídos se reencontrando num abraço e, num pulsar festivo e consciente, louvar o resgate e o inicio de uma nova vida.
Esta mensagem de Natal, amados leitores, é destinada a todos aqueles que nas agruras e no travo amargo da vida, conhecem a realidade sobre a qual me refiro. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca embaixo da mesa. A fonte de luz é acessa no alto do morro para que ilumine a escuridão. Que esta luz que nos vem do alto e fulgura nas células cristãs espalhadas pelas casas e apartamentos de nossa cidade, ilumine a sua vida, traga bênçãos a sua família, encha de amor o coração e faça nascer a paz entre os casais, dê plenitude e alegria aos pais, mães e filhos, resgate a sua felicidade. Minhas homenagens natalinas são para o Centro de Restauração Renascer, ao Pastor Jairo Gavin, a sua família e, extensivamente, a todas as demais igrejas, pessoas e autoridades comprometidas com a recuperação do ser humano. Feliz Natal a todos.