quarta-feira, 29 de outubro de 2014

DILMA. SOBRE MINHA ÚLTIMA CRONICA....

A interpretação é livre... sobre o que escrevo. Mas as lentes com que devemos ver esse país é o da responsabilidade Republicana e com as lentes da democracia. Dilma é a nossa presidente, eleita democraticamente e, portanto, vai ser respeitada como tal e também deverá respeitar as instituições, a Constituição, os princípios de liberdade de imprensa, o nosso sistema de representação pelo Congresso Nacional. O PT e todos os partidos e forças democráticas, inclusive Sindicatos e Movimentos Sociais vão ter sempre que ter o PEITO E CORAGEM para vencer as eleições democraticamente, dentro das regras da democracia, como ocorreu nestas eleições. Golpe, JAMAIS! Nem pela direita, nem pela esquerda. O modelo de governo que queremos tem como base a ética, a moralidade. Não admitimos corrupção. Cadeia e pau em vagabundos corruptos, e se for político, pior ainda. Impeachment e repúdio, sem concessão. Aqui em Concórdia, precisamos reconhecer a seriedade do governo municipal. O escândalo "Fundo do Poço", no qual se envolveu uma empresa daqui, atingiu vários municípios, menos o de Concórdia, sede da empresa. Por que? Porque aqui tem honestidade, seriedade, trabalho. Esses valores são patrimônio do nosso povo. E... sinceramente? Não vamos perdê-los.

CONTRADIÇÃO: DILMA PERDEU EM CONCÓRDIA POR INGRATIDÃO OU MIOPIA?



O mineiro Aécio Neves perdeu para Dilma (52,4% a 47,6%), em sua terra natal, confirmado históricas derrotas do PSDB para o PT em Minas Gerais. Em 2002 Lula (66,45%) venceu Serra (33,55%); em 2006, Lula (65,19%) venceu Alckmin (34,81%) e em 2010, Dilma (58,45%) venceu Serra (41,55%). Ora, Aécio Neves foi o melhor governador de Minas Gerais. Começou com 74% de aprovação e terminou o governo com 92%. Da mesma forma, Dilma (46,47%) perdeu no Rio Grande do Sul para Aécio Neves (53,53%), Estado no qual ela viveu e construiu toda a sua vida profissional e política. Em Minas Gerais venceu Fernando Pimentel do PT e no Rio Grande do Sul José Ivo Sartori do PMDB, apoiado por Aécio. Em Concórdia, Aécio (65%) venceu Dilma (34%). Foram 29.087 votos contra 15.051, com uma diferença de 14.036 votos. Contradições que marcam essas eleições. Aqui, a contradição tem a ver com os altos investimentos do governo Dilma no município.
Conforme escrevi alhures, nunca em toda a nossa história, um governo municipal conseguiu angariar do Governo Federal (e Estadual com Raimundo Colombo que apoiou Dilma), tantos investimentos para vários projetos, em grande parte ainda em andamento. A ampliação do Instituto Federal Catarinense com Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e para 2015 Engenharia Agronômica; aquisição de terras para o Campus da Universidade Federal Fronteira Sul, com Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Controle e Automação; Terceira pista da Rua Attílio Fontana; Acesso ao Distrito de Presidente Kennedy; pavimentação asfáltica mais de cem ruas; reforma do Ginásio Tancredo Neves; recuperação do trecho do acesso Engenho Velho; construções do Parque de Exposições; UPA 24 horas; prédios para Estratégia de Saúde da Família nos bairros da Gruta, Novo Horizonte, Jardim e Distrito de Planalto; ampliações da Unidade de Saúde da Vila Jacob Biezus e Bairro Salete, entre outros. O governo Dilma investiu pesado em Concórdia em programas de Habitação Rural, Agricultura Familiar, Pronaf a juros mais baixos e de fácil acesso, etc.
Some-se a tudo isto, a incontestável eficiência, seriedade e honestidade do governo municipal comandado pelo PT em Concórdia, numa fase áurea inaugurada por Neodi Saretta e sustentada por João Girardi e Neodi Santhier, há 14 anos. Não obstante, a candidata do PT sofreu um sério viés político em nosso município. Dilma perdeu em Concórdia por ingratidão ou por miopia? Na verdade, a rejeição ao PT tem a ver com o mar de lama, imoralidade administrativa e corrupção a nível federal, rigorosa e veementemente rejeitada pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, regiões produtoras que carregam o Brasil nas costas. Contradições à parte, graças a Deus não alteram a credibilidade do governo petista aqui de Concórdia, conquistada com trabalho sério e honesto de gestores que seguem fazendo história e que merecem nosso respeito.
Pensamento da semana: “Nosso país não pode manter a impunidade daqueles que cometem atos de corrupção. Não vou deixar pedra sobre pedra. Eu vou fazer questão que a sociedade brasileira saiba de tudo" Dilma Roussef