quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

VILMAR COMASSETTO: O VEREADOR






Cesar Techio
Economista – Advogado

                                   
       Os grandes homens não são fruto da espontaneidade da vida ou do resultado automático do sabor dos acontecimentos. Ao contrário, constroem a si mesmos, conformados a quente, na fornalha das dificuldades, nas prensas dos obstáculos, como ferro forjado a marteladas nas bigornas das carências e limitações. Assim foi com Vilmar Comassetto, que chega à Câmara como o vereador de maior qualificação acadêmica da história daquela Casa de Leis. Começou sua ascensão profissional aos quatorze anos de idade, como operário da Sadia. Idealista se formou em engenharia agronômica, curso que lhe franqueou conhecimentos avançados na área do agronegócio, nos cuidados para com o meio ambiente, em projetos de aproveitamento sustentável de recursos naturais e renováveis, a par de vasta visão na sua área de conhecimento. Mais duro do que a severidade das privações e necessidades, trabalhando para sobreviver enfrentou os bancos universitários com rigor e dedicação. Especialista em Administração Pública (UNOESC) fez mestrado em Engenharia de Produção e, aprofundando ainda mais seus estudos, partiu para o doutorado em Gestão de Recursos Hídricos (UFSC). Professor por excelência no Curso Superior em Gestão Ambiental nos premiou com a criação e presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga e outras atividades em favor do meio ambiente.

      Experiente como gestor público (foi prefeito de Ipira) se comprometeu durante a campanha eleitoral a atuar por uma Concórdia sustentável, com projetos e ações que contemplem desenvolvimento econômico e social com preservação ambiental, a defender políticas de apoio à educação, cultura, esporte, saúde, agricultura, acesso à água em quantidade e qualidade, saneamento e valorização das pessoas. No “folders” que distribuiu em campanha modesta, aos eleitores, consignou indicações que pretende enviar ao executivo entre os quais chama a atenção a reestruturação da Secretaria de Agricultura e criação de Fundo Rotativo para valorizar os produtos locais e apoiar a agroindústria familiar; a inclusão digital para o meio rural; a valorização e qualificação dos professores e das escolas, com salários dignos e com uma política pedagógica que estimule o processo de aprendizagem; uma Central de Informação sobre os direitos do paciente com câncer na Secretaria de Saúde; credenciamento da assistência oncológica em Concórdia; ampliação do numero de Equipes Estratégicas de Saúde da Família; criação de unidade de atendimento psicossocial para recuperação dos dependentes químicos, especialmente do álcool e do crack.
   
    Presente na primeira sessão da Câmara de Vereadores, sob a presidência do experiente advogado Dr. Rogério Pacheco, observei atentamente o semblante do doutor, professor e agora vereador Vilmar Comassetto. Diante dos novos edis, uma das melhores composições dos últimos anos, quedei-me, emocionado, a pensar no quanto o nosso povo espera deles, especialmente para que superem questiúnculas políticas e se dediquem de forma imparcial, inteligente, justa e amorosa a projetos que realmente interessem ao presente e ao futuro das nossas novas gerações.

Pensamento da semana: As Escolas de Samba vão promover, com o apoio da Casa da Cultura e Município de Concórdia, um carnaval sadio, com muita alegria e diversão. Homenagens a Unidos da AlegriaImpério GuerreiroMatriz do Samba e a todos os carnavalescos que animam essa terra.