quarta-feira, 20 de maio de 2015

ANAVIR CHRISTÓFOLLI: LIONS CLUBE E PRÊMIO CHEVRON




Cesar Techio
Economista – Advogado

Profícua leitura dos ideais históricos, dos objetivos e do Código de Ética do Lions Clube Internacional, faz logo perceber que se trata de perfeitos alicerces para o exercício de uma boa cidadania. Dai a consequente emoção diante da exortação leonina para que seus membros compreendam, pratiquem, vivam e propaguem estas bases entre os homens pensantes.  Inserida nestes ideais e, agraciada pela augusta presença de um Lions extremamente atuante, homens e mulheres pensantes da comunidade concordiense se sentem agraciados e orgulhosos pela presença de leoninos da mais alta estirpe, cujas vidas operosas em favor de uma humanidade mais civilizada e democrática se assentam com perfeição aos objetivos éticos e filosóficos do Lions Clube Internacional. Entre eles, com a devida vênia, fulgura Anavir Christofolli, homenageado na XLIII Convenção do Distrito LD-8 pelos seus 52 anos de leal compromisso com os ideais leoninos. Tendo recebido o Premio Chevron por ocasião do Jubileu de Ouro do Lions de Campos Novos, do qual foi presidente e fundador, aqui aportou, para a satisfação de seus pares do Lions Clube Vila São Miguel, em 1978, quando, com sua Domadora Celina, deu prosseguimento aos serviços prestados ao leonismo. Sob sua presidência, destaca-se a conclusão da quadra de esportes da APAE e a construção do prédio do IML. Administrador de vários hospitais, entre eles o da Beneficência Camiliana, nosso hospital São Francisco, na condição de Diretor Administrativo então a convite de Romano Ancelmo Fontana, ascendeu a Gerente Regional de Saúde nomeado pelo Governador Luiz Henrique da Silveira (de memória pela qual somos consternados pelo recente falecimento).
           
Do Código de Ética do Leão, vêm à lume algumas lições vividas por Anavir Christofolli em mais de meio século de missão leonina: “Sempre ter em mente meus deveres de cidadania para com meu país, meu estado e minha comunidade, e devotar-lhes lealdade inabalável em palavras, atitudes e conduta. Dedicar desinteressadamente meu tempo, meu trabalho e meus recursos. Ajudar ao próximo, consolando o aflito, fortalecendo o desvalido e socorrendo o necessitado. Ser comedido na crítica e generoso no elogio; construir e não destruir.” Exemplos como os de Anavir Christofolli, de sua esposa Celina e dos filhos Nadia, Neusa e Anavir Marcos, todos leoninos, agora mais do que nunca devem ser desfraldados no mais alto da consciência de todos que desejam uma sociedade mais feliz e realizada. Isso porque, os que assumem os ideais de vida pregados pelo Lions Clube, mesmo ao verem triunfar nulidades, prosperar a desonra, crescer a injustiça, agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, não desanimam da virtude, não riem da honra, não se envergonham de serem honestos, não tem medo de serem íntegros e éticos (vide Rui Barbosa). 

De fato, um Leão não relativiza valores, não se inclina a interesses mesquinhos, não se corrompe diante do poder. Ao contrário, é luz em meio a escuridão da corrupção e ensina, diante da nossa pátria, atualmente tão menosprezada, achincalhada e desrespeitada, que “maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!” (Rui Barbosa).

Pensamento da semana: “Nós servimos” Lema do Lions Clube Internacional