terça-feira, 30 de março de 2010

"FATOR SARETTA"


Cesar Techio - Economista – Advogado
cesartechio@gmail.com

Não há dúvida de que, um dos aspectos mais essenciais da realidade do sêr humano, nesta terra, são suas condições de vida, que compreendem necessidades fundamentais como: casa, saúde, emprego, educação, alimento, vestuário. Causas dos males sociais, a injusta distribuição dos bens, da renda e das possibilidades de progredir na vida, faz crescer o abismo entre ricos e pobres, realidade que se alastra por todas as sociedades. Almejada pelo direito natural, lapidada na Constituição Federal, na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão da França revolucionária, na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU e, há mais de dois mil anos, no Novo Testamento de Jesus Cristo, a justiça social se coloca como princípio fundamental para o alcance de condições de vida digna para todos.

Todavia, sem que os responsáveis pelas políticas publicas introjetem dentro de seus corações e assumam de forma sincera estes ensinamentos que falam de amor ao próximo, caridade, compaixão e humanidade, não é possível vislumbrar soluções para as mazelas sociais que nos circundam. Se o panorama de pobreza no mundo é desolador, a responsabilidade dos que têm nas mãos as decisões políticas e econômicas é imensa e inalienável. Vale dizer que, em meio ao caos da miséria humana, administradores públicos competentes, honestos e idealistas, são absolutamente imprescindíveis para o alcance da justiça social.

Neste contexto e, na atmosfera da nossa realidade local, é preciso reconhecer os consecutivos e extraordinários mandatos do prefeito Neodi Saretta em Concórdia. Instaurou, desde o início, uma gestão pública voltada prioritariamente às populações de baixa renda, investindo na educação das nossas crianças e em habitação. Com um ritmo sério e competente de trabalho desde o primeiro ao último dia de mandato, ao entregar o cargo deixou em andamento a execução do projeto de contenção às cheias; saldo em caixa de mais de seis milhões de reais; estoque de pneus para mais de um ano para a secretaria de transportes; medicamentos em estoque para mais de três meses para a secretaria de saúde; máquinas em excelente estado; ruas com asfalto de primeira qualidade em toda a cidade e, convenhamos, um povo extremamente feliz, realizado e agradecido.

Sem deixar de ser rigoroso no trato da coisa pública e no cumprimento de sua palavra empenhada, carismático, humilde e sempre bem humorado deixou uma marca indelével na história do município de forma que, diante do novo panorama político que se descortina, não deixa de ser importantíssimo fator de alavancagem nas próximas eleições estaduais. Em meio a acusações e denúncias contra políticos e agentes públicos ligados ao PT e aos partidos coligados a nível nacional, Neodi Saretta aparece como uma verdadeira reserva moral que não se compraz com falcatruas, estultices, desvio de conduta e de dinheiro, politiquinhas de quinta categoria, tipo cheiro de presídio.

Para a surpresa da mídia nacional e dos céticos, Saretta se constitui no mais claro e contundente exemplo, de que é possível neste país, um cidadão honesto ingressar na política, conservando-se honesto, e sair dela aplaudidissimo, tão limpo como quando entrou. O “fator Saretta”, portanto, considera o fato de que, pelos seus reconhecidos méritos, seu apoio a candidatos, em toda e qualquer campanha, sempre será visto como aval incondicional para o voto. Desta forma (exatamente desta forma) elegeu seu sucessor e poderá, eventualmente, eleger Ideli Salvatti para o governo do Estado. Pensamento da Semana: “Sempre que Deus tenciona fazer misericórdia para com o seu povo a primeira coisa que faz é levá-lo a orar”. Matthew Henry.