terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CONSUMA PRODUTOS DAQUI

Cesar Techio - Economista – Advogado
cesartechio@gmail.com

A atividade agroindustrial é de suma importância para o desenvolvimento econômico do país, pois ocasiona o fortalecimento das microrregiões, a fixação do homem no campo e é também a atividade que gera mais renda, emprego e tributos com menor volume de investimento. Por esse motivo, interessa, e muito, que as administrações municipais se concentrem em projetos que estimulem a industrialização de produtos agropecuários. Sem demérito dos produtos industrializados em outros municípios, ao fazer compras, presto muito atenção na origem dos mesmos, preferindo sempre os industrializados nos municípios da minha região. O raciocínio é simples: Se, compro erva-mate, embutidos, massas, chope, carnes, móveis, industrializados e fabricados aqui, com certeza estarei contribuindo para mais uma vaga de emprego a um pai ou mãe de família e ainda, com tributos municipais com os quais serão prestados serviços públicos, como asfaltamento, urbanização, saneamento, educação, etc.
A par da postura de consumidores conscientes, que protegem e valorizam nossa gente, as Administrações Públicas, através de prefeitos capazes, inteligentes e com vontade política, podem contribuir de forma decisiva para promover o nosso desenvolvimento. É responsabilidade dos municípios sensibilizar e motivar as lideranças políticas, empresariais, religiosas e outras entidades de apoio ao setor rural e agroindustrial, para o fortalecimento das industrias existentes e para a criação de novas empresas, buscando principalmente a geração de emprego, aumento da renda e a interiorização do desenvolvimento. O primeiro passo a ser dado é a realização de um diagnóstico sócio-econômico para prospecção e identificação das carências e potencialidades da região, seguido da elaboração de um plano de ação a partir de prioridades identificadas. O segundo é apresentar uma árvore de oportunidades de investimentos e, a partir da manifestação de interesses elaborar estudos técnicos de viabilidade para implantação de novas unidades agroindustriais.
É preciso conscientizar a comunidade de que é muito mais vantajoso investir em empresas comunitárias, aqui no nosso município, do que em caderneta de poupança ou aplicações financeiras cujos valores voam para fora da região. Empresas comunitárias, implantadas após a realização de projetos e estudos de mercado que atestem suas viabilidades, possuem, de regra, taxa de retorno e de lucratividade superior as do mercado financeiro. Cabe aos prefeitos capitanearem essas iniciativas. Infelizmente, em vários municípios se perdem grandes oportunidades devido a ausência de empenho de gestores que pouco se interessaram pelo assunto. Uma boa administração não se faz somente gerindo o erário sob o manto da lei de responsabilidade fiscal, mas, estimulando a aplicação financeira da comunidade em investimentos locais que realmente gerem renda, empregos, tributos e real desenvolvimento. Na realidade nossas políticas públicas sempre foram míopes, ingênuas e pobres.
Iniciativas de investimentos microrregionais somente não prosperaram por ausência de uma vontade política esclarecida e dinâmica. Na realidade é de impressionar o marasmo com que administrações municipais se repetem e se limitam na realização de suas obrigações básicas. Não se observam políticas arrojadas voltadas para a geração, aumento e distribuição de renda. Prefeitos e secretários são tímidos e não possuem visão ou vontade política. Seus horizontes terminam alí, no bueiro da esquina. Pensamento da semana: “Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito” Jean-Paul de Gondi, cardeal de Retz (1613-1679), político francês.