quinta-feira, 21 de agosto de 2008

QUEM É SEU CANDIDATO A PREFEITO? – HONESTIDADE, COMPAIXÃO, ÉTICA...? III .

QUEM É SEU CANDIDATO A PREFEITO? – HONESTIDADE, COMPAIXÃO, ÉTICA...? III .

Cesar Techio
Economista – Advogado
techio@concordia.psi.br

Vagabundos, larápios, caras de pau, aproveitadores, toscos, lobos com pele de ovelha pronta para assaltar os cofres públicos. Eis o perfil da corja de candidatos que pululam a política brasileira. Exagero? Abra os jornais, ligue a televisão. Os políticos, são ambiciosos. Ambicionam o poder sobre os outros e, qualquer um que queira ser mais do que os outros deveria passar por um tratamento psicológico.

O outro lado da moeda, também existe e demonstra que políticos também podem ser humanos, na medida em que vislumbram na função pública uma atividade de serviço ao próximo, de reais possibilidades de colaborar para com que o mundo seja melhor. Existem candidatos que sabem, que a revolução política, social e econômica, não é possível sem que eles, antes sejam tomados por uma verdadeira transformação espiritual, pela qual, a honestidade, a ética, a compaixão pelos outros ( e não o poder sobre os outros ) sejam princípios de vida, aplicados no dia a dia da administração pública. Não podemos desprezar, em nosso meio, pessoas que a vida inteira demonstram este perfil, de seriedade, fidelidade a princípios de ordem moral e humana. Nada carismático, sem muita afeição a “tapinhas nas costas”, Ari Adamy aparece neste contexto, como exemplo histórico e inatacável de competência, sensibilidade frente as políticas públicas. É um grande exemplo de vida, dentre outros.

Daí não se entende, seja Ari Adamy preterido na lista petista para compor a majoritária ao lado de João Girardi, reconhecidamente um homem de qualidades cristãs. Sem desprezar os demais postulantes, que merecem reverências pelas qualidades que sempre demonstraram, na linha humanista a que me refiro, é bem de ver que diante da “lista fechada” de pré-candidatos ( veja a coluna de Paulo Gonçalves do dia 19/03/2008, neste jornal ), a coligação/parceria PT/PP, em Concórdia, talvez não seja mesmo pra - valer. Ou então, como desconhecer a aptidão humana, política e técnica de um dos maiores empresários desta cidade?



QUEM É SEU CANDIDATO A PREFEITO? – MAIS ÔNIBUS PARA A CIDADE. II .
Cesar Techio
Economista – Advogado
techio@concordia.psi.br

O sistema de transporte urbano de Curitiba é modelo para o mundo, como vim a saber já nos meus tempos de estudante, quando ancorei e permaneci naquela linda cidade, por dez anos. Atualmente são oferecidas linhas especiais ( por exemplo:“interhospitais” e “turismo” ), e linhas em direção para todos os pontos cardeais, em círculos, a começar por uma linha que circula só na área central e a partir daí, outras linhas que circundam a cidade. São os inter-bairros, em trajeto circular, através do qual o passageiro pode se deslocar de um bairro a outro sem ter que passar pelo centro da cidade. Existe também o “ligeirinho” que é uma espécie de ônibus executivo no qual o embarque e desembarque é realizado por uma rampa, que fica no lado esquerdo do veículo, dentro das estações tubo, acionada junto com a abertura das portas, com facilidade para deficientes. Você entra num ônibus, que transita em qualquer sentido e se desloca em várias direções, sem pagar mais do que uma passagem, pois as estações são interligadas. E não é só, os ônibus são articulados, alguns possuem vias especiais e, pasmem, microônibus circulam com ar condicionado. Conheça o sistema em http://www.onibusdecuritiba.com.br.

No entanto, infelizmente, parece que nossos administradores ( pretéritos e atuais ) ignoram a existência do modelo curitibano de transporte público, que é referência mundial.

Afinal, o caos que se verifica nesta cidade de Concórdia, com trânsito nervoso e excesso de veículos, pode ser, em parte, resolvido com o maior uso do transporte coletivo pela população. Bastaria implantar um sistema eficiente, de alto nível, com mini-estações, fechadas e interligadas, nos bairros e centro. Microônibus, com ar-condicionado, de meia em meia hora ( das 06:00 às 23:00 horas), três em linhas circulares e três em direção ao centro é uma opção viável e interessante. Na madrugada o sistema poderia funcionar com horário reduzido. A cidade cresceu e este sistema, além de ser viável economicamente, inclusive via concessão de serviços públicos às empresas privadas ( com geração de empregos, renda e tributos ) ajudaria a diminuir o excesso de veículos no centro da cidade. A transferência de pessoas para microônibus, conquanto que confortáveis, é uma opção inteligente, econômica e já vem tarde.

De forma que, se o seu candidato a prefeito não acreditar nesta idéia, tiver preguiça de fazer um bom diagnóstico a respeito do assunto e achar que o sistema só funciona em Curitiba... Mande-o ser candidato .... lá!