quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

“Conseguiremos ser felizes no ano novo?”

Cesar Techio - Economista – Advogado

cesartechio@gmail.com



“Feliz ano novo” é a frase mais ouvida na virada de ano. Desejamos aos familiares, amigos e conhecidos, que 2012 seja próspero, cheio de saúde e alegrias e, recebemos em contrapartida, felicitações e auguro para um “Feliz Ano Novo”. A proposta, na virada de ano, é exatamente a mesma do ano anterior. Vivemos uma vida repetitiva, de velhas rotinas, dentro de mecanismos antigos, sempre controlados pela mente adaptada aos costumes. Era assim com nossos avós, pais e assim será com nossos filhos. Apesar de todos os desejos por um “Feliz Ano Novo”, continuamos os mesmos, pensando da mesma forma, com os mesmos erros e equívocos. Caminhamos, neste ano que chega ao fim, dentro do ritmo e do padrão pré-estabelecido pelo modelo de formação imposto pelas gerações passadas. Se pararmos para refletir, por um instante, perceberemos que somos como uma máquina, um robô, funcional, hábil, capaz de resolver mil e um problemas, mas nada original, sincero, verdadeiramente humano e capaz de resolver os próprios problemas. A rotina, a repetição, o padrão pré-estabelecido não deixará, jamais, que o desejo por um “Feliz Ano Novo”, se torne realidade. O problema é que deixamos que o passado, morto, permaneça sem piedade, controlando as nossas vidas.

Não é hora de mudar? Precisamos fazer algo novo, nem que sejam pequenas mudanças no jeito como temos vivido. Comece, nesta virada de ano desejando sincera e ardentemente “Feliz Ano Novo” para você mesmo. Apare a barba, tire o bigode, mude o corte de cabelo, as roupas, o andar, o sorriso e o modo de pensar. Ajude sua mulher a lavar a louça, abrace os filhos, mesmo crescidos, pare de achar defeitos em tudo e em todos. Dance, pule, crie um pouco de vergonha em ser tão estúpido. Os velhos hábitos entrarão em choque e, aos poucos, em colapso, perderão o controle sobre sua vida. Mude o estilo, seja menos ambicioso, tenso e burro. Deixe de querer controlar os outros. Elimine as velhas táticas. Ouça o coração e torne o desejo por um “Feliz Ano Novo” uma realidade. Caso contrário, não cumprimente ninguém neste final de ano. Desejar “Feliz Ano Novo” sem uma decisão firme para mudar a essência da sua vida, é hipocrisia. Assim, evite desejar feliz ano novo para si e para os outros, se não estiver sincera, humilde e corajosamente com vontade de interromper a sua velha maneira de viver e de se comportar. Buscar soluções drásticas a nível pessoal, mergulhando no desespero, angústia, decepção, com menosprezo por si mesmo, é pura bobagem. Se dê, mais uma vez, a oportunidade de ser feliz, em 2012. Mude o padrão, o modelo e viva o seu sonho. Enfim, papai, mamãe, filho, filha, sobrinho, família, amigo: vamos mudar em 2012?

Pensamento da semana: “Chegaram ao fim os dias de gastar o dinheiro que não temos, comprando coisas de que não precisamos, para impressionar pessoas que não conhecemos.” Tim Jackson, professor da Universidade de Surrey, Veja, edição 2249, pág. 168, de 28/12/2011.