Realmente, não tenho como avaliar se as lideranças de Piratuba, assim como seu povo, em especial a juventude na fase escolar, tem noção da grandeza do trabalho deste excepcional intelectual que liderou a passagem de Piratuba à condição de Estância Hidromineral.
E não me surpreende, dado sua formação familiar, lembrando aqui também Otto Luiz Rogge, para dizer de sua nobre e talentosa estirpe, que se dedique a lançar artigos que se constituem em verdadeiras preciosidades, em páginas de jornais, entre os quais, atualmente o jornal local “COMUNIDADE” sob a direção do brilhante jornalista Geferson Carli Schreiner.
Nenhuma comparação é possível fazer entre a contribuição de Claudio Victor Rogge, por suas ações de resgate histórico da vida social, econômica e politica do Município de Piratuba SC, na qual ele próprio foi inserido desde a juventude, egresso de internato aonde completou
com fibra o ginasial, até os dias atuais, com outros jornais, físicos ou eletronicos, que são editados no país.
Porquanto, tratando-se de um município interiorano, encravado numa bela paissagem de estilo européia, no oeste catarinense, no centro de um dos mais famosos e bem estruturados balneários de águas termais da América Latina, o Dr. Claudio Victor Rogge traz à lume, em
jornal de módica tiragem, mas não de menos importância, o que de melhor se pode almejar para quem tem consciência de que somos fruto de todo um complexo contexto histórico, social, cultural, politico, religioso, economico e familiar.
Do que, concluo, trata-se de um belíssimo trabalho “hors concours”, absolutamente incomparável.
Alguns de seus últimos artigos causam verdadeiro assombro, dado a meticulosidade e parcimônia com que busca dados precisos com nomes, datas, feitos pessoais, sociais e econômicos que envolvem a história do admirável município a quem premia com notável saber de quem viveu a história. Por exemplo, o impressionante artigo do dia 10/05/2023 sob o título “CARTÓRIO DE PIRATUBA COMPLETA 100 ANOS DE ATIVIDADE EM 2023”. Outro artigo, escrito em duas partes e que deveria constar dos livros obrigatórios de história escolares, leva o seguinte título: “A REVOLUÇÃO E SUA REPERCURSÃO EM PIRATUBA, sabendo-se que parte da rica história pessoal de Claudio Victor Rogge, também foi a de professor do novel curso ginasial no Carlos Chagas, numa época em que não haviam chegado à Piratuba o telefone e televisão.
“COMO ERA A VILA RIO DO PEIXE EM 1945”; “A CONSTRUÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO DO PEIXE”, trazem informações, inclusive fotográficas, de grande valia e de imprescindível leitura.
Por fim, imperativo apropriar-se de um ditado que diz que, “QUEM TEM UM AMIGO TEM UM TESOURO” para constatar que o aqui, com justiça reverenciado, DR. CLAUDIO VICTOR ROGGE, é, sem dúvida, o maior tesouro humano e intelectual de Piratuba.
Brindemos e nos regozijemos com sua sabedoria e amor pelos piratubenses.