quarta-feira, 24 de julho de 2013

LEGISLATIVO E EXECUTIVO: HARMONIA PELO BEM DO POVO


Cesar Techio
Economista – Advogado

              Para realizar as inúmeras obras e projetos essenciais do plano de governo, no ritmo frenético com que elas vem ocorrendo, a  equipe do governo municipal dá demonstração de eficiência que somente a boa vontade política pode permitir. Recursos e projetos existem, o que é preciso é competência na gestão pública e essa, pelo visto, passou a ser a marca de um Executivo que sabe interagir com o Legislativo e com a sociedade. Os trabalhos voltados à organização da Expo 2013, tendo à frente o vice-prefeito Neuri Santhier, a par de inúmeras obras sendo inauguradas em compasso vertiginoso desde o início do ano,  mostra que todos estão empenhados em exercer seus mandatos e funções em benefício da população, o que, certamente lhes garantirá reconhecimento e a continuidade de suas carreiras profissionais e políticas. Humildade também marca a presença de um governo forte, como a que presenciamos em grande evento no qual a vereadora de oposição Marilane Stuani foi convidada, em pé de igualdade, com o prefeito, vice-prefeito, secretários e outros integrantes da administração a recepcionar e entregar em mãos documentos de convênios aos presidentes de Associações Comunitárias.

              Por sua vez, o atual presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Pacheco, através de projetos relevantes, a exemplo do que prevê a destinação de 25% do orçamento do município para a saúde, surge no cenário político como um líder interessado em viabilizar os projetos públicos de interesse do povo. Com sabedoria e prudência demonstra em suas aparições em eventos diversos, que é possível concretizar na prática do dia a dia o princípio constitucional da harmonia entre os Poderes Executivo e Legislativo e que a maior prioridade para quem exerce um cargo eletivo é o interesse público e não o interesse pessoal.

              Muitos desconhecem a importância da Câmara Municipal no processo de aprovação e realização do orçamento e dos projetos encaminhados pelo Executivo. É da Câmara a última palavra na definição destes encaminhamentos, podendo mudar prioridades estabelecidas pelo Executivo e estabelecer outras. Neste norte, a presidência do legislativo deve primar pelo equilíbrio na condução dos trabalhos e na busca de resultados que viabilizem a gestão da administração e dos recursos públicos. Por esta senda, com experiência e conhecimento jurídico, o atual presidente dá demonstração de maturidade e amor pela nossa gente, de tal maneira que a Administração segue em velocidade crescente na realização de sua vocação de servir bem e desenvolver o município, pouco importando as diferenças ideológicas que movimentaram as últimas eleições. Certamente por estes motivos, como ilha isolada da realidade do resto do país e independentemente de movimentos populares ou de pressão social, o município de Concórdia vem fazendo o seu tema de casa em dia e com louvor. Sob as luzes de uma gestão fiscal responsável e para a satisfação da maioria dos habitantes, a harmonia entre o Legislativo e o Executivo é clara como a luz solar e vem permitindo aplicações de recursos em volumes expressivos na área social e na infraestrutura urbana.

Pensamento da semana: “Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.” Platão