quarta-feira, 29 de outubro de 2014

DILMA. SOBRE MINHA ÚLTIMA CRONICA....

A interpretação é livre... sobre o que escrevo. Mas as lentes com que devemos ver esse país é o da responsabilidade Republicana e com as lentes da democracia. Dilma é a nossa presidente, eleita democraticamente e, portanto, vai ser respeitada como tal e também deverá respeitar as instituições, a Constituição, os princípios de liberdade de imprensa, o nosso sistema de representação pelo Congresso Nacional. O PT e todos os partidos e forças democráticas, inclusive Sindicatos e Movimentos Sociais vão ter sempre que ter o PEITO E CORAGEM para vencer as eleições democraticamente, dentro das regras da democracia, como ocorreu nestas eleições. Golpe, JAMAIS! Nem pela direita, nem pela esquerda. O modelo de governo que queremos tem como base a ética, a moralidade. Não admitimos corrupção. Cadeia e pau em vagabundos corruptos, e se for político, pior ainda. Impeachment e repúdio, sem concessão. Aqui em Concórdia, precisamos reconhecer a seriedade do governo municipal. O escândalo "Fundo do Poço", no qual se envolveu uma empresa daqui, atingiu vários municípios, menos o de Concórdia, sede da empresa. Por que? Porque aqui tem honestidade, seriedade, trabalho. Esses valores são patrimônio do nosso povo. E... sinceramente? Não vamos perdê-los.

CONTRADIÇÃO: DILMA PERDEU EM CONCÓRDIA POR INGRATIDÃO OU MIOPIA?



O mineiro Aécio Neves perdeu para Dilma (52,4% a 47,6%), em sua terra natal, confirmado históricas derrotas do PSDB para o PT em Minas Gerais. Em 2002 Lula (66,45%) venceu Serra (33,55%); em 2006, Lula (65,19%) venceu Alckmin (34,81%) e em 2010, Dilma (58,45%) venceu Serra (41,55%). Ora, Aécio Neves foi o melhor governador de Minas Gerais. Começou com 74% de aprovação e terminou o governo com 92%. Da mesma forma, Dilma (46,47%) perdeu no Rio Grande do Sul para Aécio Neves (53,53%), Estado no qual ela viveu e construiu toda a sua vida profissional e política. Em Minas Gerais venceu Fernando Pimentel do PT e no Rio Grande do Sul José Ivo Sartori do PMDB, apoiado por Aécio. Em Concórdia, Aécio (65%) venceu Dilma (34%). Foram 29.087 votos contra 15.051, com uma diferença de 14.036 votos. Contradições que marcam essas eleições. Aqui, a contradição tem a ver com os altos investimentos do governo Dilma no município.
Conforme escrevi alhures, nunca em toda a nossa história, um governo municipal conseguiu angariar do Governo Federal (e Estadual com Raimundo Colombo que apoiou Dilma), tantos investimentos para vários projetos, em grande parte ainda em andamento. A ampliação do Instituto Federal Catarinense com Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e para 2015 Engenharia Agronômica; aquisição de terras para o Campus da Universidade Federal Fronteira Sul, com Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Controle e Automação; Terceira pista da Rua Attílio Fontana; Acesso ao Distrito de Presidente Kennedy; pavimentação asfáltica mais de cem ruas; reforma do Ginásio Tancredo Neves; recuperação do trecho do acesso Engenho Velho; construções do Parque de Exposições; UPA 24 horas; prédios para Estratégia de Saúde da Família nos bairros da Gruta, Novo Horizonte, Jardim e Distrito de Planalto; ampliações da Unidade de Saúde da Vila Jacob Biezus e Bairro Salete, entre outros. O governo Dilma investiu pesado em Concórdia em programas de Habitação Rural, Agricultura Familiar, Pronaf a juros mais baixos e de fácil acesso, etc.
Some-se a tudo isto, a incontestável eficiência, seriedade e honestidade do governo municipal comandado pelo PT em Concórdia, numa fase áurea inaugurada por Neodi Saretta e sustentada por João Girardi e Neodi Santhier, há 14 anos. Não obstante, a candidata do PT sofreu um sério viés político em nosso município. Dilma perdeu em Concórdia por ingratidão ou por miopia? Na verdade, a rejeição ao PT tem a ver com o mar de lama, imoralidade administrativa e corrupção a nível federal, rigorosa e veementemente rejeitada pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, regiões produtoras que carregam o Brasil nas costas. Contradições à parte, graças a Deus não alteram a credibilidade do governo petista aqui de Concórdia, conquistada com trabalho sério e honesto de gestores que seguem fazendo história e que merecem nosso respeito.
Pensamento da semana: “Nosso país não pode manter a impunidade daqueles que cometem atos de corrupção. Não vou deixar pedra sobre pedra. Eu vou fazer questão que a sociedade brasileira saiba de tudo" Dilma Roussef

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

TODO O DIA É DIA DO DESAFIO PARA O PREFEITO JOÃO GIRARDI


Milton Cleber Pereira Amador, Cidadão Concordiense merecidamente. (Foto Radio Aliança)

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

INVESTIMENTOS DO GOVERNO FEDERAL EM CONCÓRDIA, PODEM PARAR?



PREFEITO JOÃO GIRARDI, campeão de prêmios por boa gestão na Administração Pública e responsável pelo aporte de altos investimentos do Governo Federal e Estadual no Município de Concórdia.

Cesar Techio
Economista – Advogado
CRONICA DA SEMANA


                         O prefeito João Girardi afirmou que não expôs na rua, em frente a prefeitura, as máquinas e equipamentos comprados através do Programa Pró-Vias, do Governo Federal, porque não haveria espaço suficiente. Num projeto de renovação de frota, integrarão o parque de máquinas, sete caminhões, quatro retroescavadeiras, uma motoniveladora, uma escavadeira hidráulica, uma pá-carregadeira e equipamentos agrícolas para associações de moradores. Nunca em toda a história do município um governo municipal conseguiu angariar do Governo Federal tantos investimentos para vários projetos, em grande parte ainda em andamento. A ampliação do Instituto Federal Catarinense com cursos superiores de Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária, e para o ano que vem, Engenharia Agronômica com 1500 alunos, além da aquisição de terras para a implantação do novo Campus da Universidade Federal Fronteira Sul, inicialmente com os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Controle e Automação, foram frutos da articulação do Prefeito João Girardi, do vice Neuri Santhier e do Deputado Estadual Neodi Saretta, junto ao Governo Federal. Estes méritos, não podem ser ignorados, sob pena de cometermos uma injustiça, da qual não se compadecerão os milhares de estudantes e pessoas beneficiadas com esta ação política virtuosa.

                   Outros investimentos em infraestrutura, todos acertados com o Governo Federal e/ou Estadual, ou foram concluídos ou em sua maioria estão em andamento. A Terceira pista da Rua Attílio Fontana; o Acesso ao Distrito de Presidente Kennedy; a pavimentação asfáltica de 110 ruas; a reforma do Ginásio Tancredo Neves; a recuperação do trecho do acesso Engenho Velho; as construções do Parque de Exposições; o UPA 24 horas; os novos prédios para Estratégia de Saúde da Família nos bairros da Gruta, Novo Horizonte e Jardim e no Distrito de Planalto; as ampliações da Unidade de Saúde da Vila Jacob Biezus e Salete; os programas de Habitação Rural, Agricultura Familiar, Pronaf a juros mais baixos e fácil acesso, entre outros projetos e investimentos em nosso município irão continuar no próximo governo? Seja quem for o próximo Presidente da República, Dilma ou Aécio, a nossa esperança é que estes projetos e investimentos (aqui citados apenas alguns), assim como o respeito pelo nosso município de Concórdia e pelas nossas lideranças políticas, continuem firmes, com as portas abertas em Brasília. 

                   Se isso preocupa João Girardi, Neuri Santhier e Neodi Saretta? Não tenho dúvidas. E se preocupa todos nós, o povo, beneficiados pelos altos investimentos em nosso município pelo efetivo cumprimento dos compromissos já assumidos e em andamento, pelo próximo governo? Tenho certeza que sim.



Pensamento da semana: Já sorriu para alguém hoje? 

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

PARABENS CONCÓRDIA (cronica da semana)


Cesar Techio
Advogado - Economista
              
   Participar de um pleito eleitoral, quando se tem em vista o bem comum e se respeita as bases democráticas e civilizatórias pelas quais as mudanças sociais só podem ocorrer dentro de um processo eleitoral limpo é sempre uma alegria para os que amam o Brasil. A eleição de Neodi Saretta e Moacir Sopelsa, dois ex-prefeitos de Concórdia e de longa data exercendo mandatos dignos, deve nos encher de orgulho e satisfação, pois nossa região continuará a ser bem representada na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Os grandes colégios eleitorais do Estado cresceram muito nos últimos anos, especialmente em municípios litorâneos como Florianópolis, Itajaí, Joinville, Criciúma e depois Lages e Chapecó. Aqui na região do Alto Uruguai Catarinense o numero de eleitores não cresceu expressivamente, é quase o mesmo das eleições pretéritas. Portanto, para a nossa região, conseguir reeleger dois representantes, diante desta realidade é um feito extraordinário. Por este motivo, estamos de parabéns, especialmente os concordienses, pois tanto Moacir Sopelsa como Neodi Saretta são “prata da casa”.
  Todavia, dentro deste contexto de festa democrática, não passou despercebido, a fala de Luciano Fischer, candidato a deputado estadual pelo PDT, de que se sentiu constrangido durante a campanha eleitoral por assédio de eleitores corruptos que tentaram lhe vender o voto. É notório que o candidato não teve o apoio merecido de muitos que lhe arrastaram para a vida pública, motivo pelo qual se sente traído e “queimado”. Daí o seu desabafo nos meios de comunicação. Para os menos avisados, pode até parecer que Luciano se coloque como um “mau perdedor”, mas a realidade é bem outra. Luciano Fischer é um vitorioso porque desenvolveu uma campanha ética, cheia de ideais e amor pelo Brasil. Da mesma forma o candidato Alvanir Fernando Zusi, do PP, fêz uma campanha forte e firme em propósitos por mudanças, em linhas semelhantes a pregação do candidato Idair Piccinin. O que importa é que todos contribuímos para enriquecer o processo eleitoral com ideias e propostas, dentro de um perfil que qualificou o debate. Todos desenvolveram a campanha dentro dos moldes apregoados pela Justiça Eleitoral, sustentados pela moral de cidadãos que são modelos de conduta para os concordienses.

  Por fim, precisamos considerar, que o sistema eleitoral é seguro, fruto de uma evolução pautada nos ideais de justiça e de igualdade de condições. O que é falho é o caráter de eleitores acostumados a "mamar" nas tetas de políticos corruptos, sem vergonha e criminosos. Apesar de tudo isso, sempre é bom lembrar que não importa perder ou ganhar. O que importa é evoluir. Evoluir como cidadãos interessados num futuro melhor para o nosso país, para o nosso Estado e para o nosso município. Parabéns Raimundo Colombo. Parabéns aos eleitos. Parabéns a todos os demais candidatos, de todos os partidos, que sonharam e continuam sonhando com este futuro.


Pensamento da semana“Um voto é como um revólver: sua utilidade depende do caráter de quem usa.” Theodore Roosevelt, ex- presidente americano.




sexta-feira, 3 de outubro de 2014

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

É PRECISO AMAR O BRASIL.

20.007: É PRECISO AMAR O BRASIL. Bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem, e a vossa inteligência porque ENTENDE.